Cerimônia foi marcada por muita emoção e gratidão; saiba mais!
Na última terça-feira, dia 14, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Juazeiro do Norte, entregou as carteiras da OAB para 20 novos advogados, todos ex-alunos da Unileão. A cerimônia foi marcada por muita emoção e gratidão. A mesa de honra foi composta pelo professor Jaime Romero, reitor da Unileão; Dr. Vavá Lemos, presidente da OAB subsecção Juazeiro do Norte; Dr. João Filho, vice-presidente da OAB; Dra. Tamyris Madeira, secretária-geral adjunta da OAB; professor Otto Cruz, coordenador do curso de Direito da Unileão, e professor Christiano Siebra, coordenador adjunto do curso.
O professor Jaime Romero relembrou um momento marcante que sempre compartilha na aula inaugural com os calouros do curso de Direito. “Na aula inaugural, eu sempre digo aos alunos que se, depois de 5 anos, eles não passarem no exame da OAB, nós não cumprimos nosso papel como educadores. E aqui estão vocês hoje. Eu não disse que seria fácil, eu disse que vocês atingiriam o objetivo. Então, me enche de orgulho vê-los aqui hoje”, destacou o professor.
O Dr. Vavá Lemos ressaltou o empenho dos professores do curso de Direito e do professor Jaime Romero em proporcionar um curso de qualidade, com bons professores e uma boa estrutura. “É por isso que hoje a Unileão tem o selo OAB Recomenda, fruto de um rigoroso requisito pelo Conselho Federal. Um aluno que tem uma boa estrutura e bons professores tende a se tornar um bom profissional no mercado de trabalho”, frisou.
“Muitos dos nossos estudantes estão participando das comissões temáticas da OAB, e isso é fruto da parceria do Dr. Vavá Lemos e Dr. João Filho, que desde o início da primeira gestão têm conseguido abrir esse processo de aproximação da ordem com o ensino superior, com as faculdades”, disse o professor Christiano Siebra.
Após as falas da mesa de honra, os novos advogados fizeram o juramento da profissão e foram chamados para assinar o documento e receber a carteira profissional.
Alan Ítalo da Silva foi o segundo a receber a carteira. Antes de ingressar na Unileão, ele cursava Administração, mas seu sonho sempre foi o Direito. “Eu usei a nota do Enem para ingressar na Unileão. Decidi fazer o financiamento próprio da instituição, pois no momento não teria condições de ingressar e deu certo. Graças a Deus e à minha família, consegui conquistar minha graduação tão sonhada desde o início da minha vida”, relembra.
Durante a graduação, Alan trabalhava e estudava, além de enfrentar momentos de enfermidade. “Mesmo em meio às dificuldades, sempre tive o apoio da minha família e dos meus professores. Minha jornada na graduação foi incrível”, disse.
Sobre o processo até a aprovação na OAB, Alan iniciou logo após concluir o oitavo semestre do curso. “Mesmo no período de férias estudantis, eu falava com alguns professores e eles me ajudavam, me davam dicas e deu tudo certo, graças a Deus. Esse momento de recebimento da carteira hoje é de muito agradecimento a Deus e à minha família, é um sonho realizado”, destaca.
Para quem ainda vai fazer a prova da OAB, Alan deixa a seguinte mensagem: “A prova da OAB não é algo grandioso demais que ninguém consiga superar. É necessário perseverança. Sempre tem que haver sacrifício, tudo na nossa vida exige sacrifício. Se você se dedicar e estudar, vai dar certo. Assim como eu consegui, você conseguirá também”.
Nayara Sales foi outra advogada que recebeu a carteira da OAB na cerimônia. Natural do município de Farias Brito, a aproximadamente 57,5km de Juazeiro do Norte, ela relata como era sua rotina: “Eu saía de casa às 17h para vir estudar, em um ônibus que não tinha as melhores condições. Na época, eu tinha apenas 20 anos e me perguntava se teria um retorno e se era aquilo que eu queria para mim”. Durante a graduação, ela teve professores que foram espelhos para ela, como a professora Tamyris Madeira, os professores Ítalo Roberto Tavares, André Jorge Rocha, Christiano Siebra, entre outros.
Após concluir a graduação, Nayara investiu tempo e dedicação para conseguir aprovação em um concurso público, o que não demorou muito para acontecer. Ela foi imediatamente empossada e passou a investir tempo e energia no exercício do cargo. Em seguida, iniciou um mestrado e ingressou na docência do ensino superior. Mas, sempre sentia que ainda faltava algo. “Algo me chamava durante todos esses 7 anos. E este ano eu determinei que receberia minha carteira da OAB. Minha mãe também incentivava bastante”, disse.
Nayara finaliza seu discurso dizendo que na Unileão conheceu muitas pessoas, amadureceu, se tornou uma mulher mais forte e hoje se orgulha de dizer que o curso de Direito foi a melhor escolha da sua vida. “Eu não sou de uma família rica, tudo para mim foi muito difícil, mas tudo que eu conquistei até o dia de hoje foi graças a essa escolha. Eu espero que mais essa profissão, dentre as quais que eu já exerço, seja uma bênção na minha vida. Espero do fundo do meu coração um dia voltar para a Unileão como professora. Tenho muito respeito e carinho pela Unileão e jamais vou esquecer tudo que passei e aprendi aqui”, conclui.
Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.