De volta à rotina acadêmica, aluna do curso de Direito fez questão de destacar importância do apoio oferecido pela Unileão e de compartilhar a experiência internacional com a comunidade universitária.
A Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) da Unileão oferece apoio financeiro a alunos interessados em participar de seminários, congressos e outros eventos acadêmicos. Recentemente, essa iniciativa possibilitou que a estudante do terceiro semestre do curso de Direito, Gardenia Rodrigues, viajasse a Londres, na Inglaterra, para apresentar um trabalho na Twenty-First Annual Historical Materialism London (21ª Conferência Anual de Materialismo Histórico, em tradução livre). Saiba mais nesta reportagem.
O artigo, intitulado “Impactos Interseccionais: Capitalismo Neoliberal, Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Brasileiro”, foi desenvolvido por Gardenia em parceria com sua colega de turma Maria Eduarda Cipriano, sob orientação da professora Amélia Coelho. A pesquisa aborda as complexas dinâmicas do mercado de trabalho brasileiro, focando em temas como racismo estrutural, trabalho não-remunerado e maternidade, no contexto das transformações trazidas pelo capitalismo neoliberal.
De volta à rotina acadêmica, Gardenia fez questão de destacar a importância do apoio oferecido pela Unileão e de compartilhar a experiência com a comunidade universitária. “O debate foi uma oportunidade valiosa para aprofundar o entendimento sobre as interseções de gênero, raça e classe no mercado de trabalho global, além de refletir sobre os impactos do neoliberalismo no contexto brasileiro”, diz.
Durante a conferência, a estudante também conta que teve a chance de apresentar o trabalho ao lado de outros pesquisadores internacionais e participar de mesas de discussão. “As interações enriqueceram nosso projeto, possibilitando a troca de ideias e a construção de novas perspectivas sobre as questões abordadas. Tivemos a oportunidade de compartilhar nossa pesquisa com um público internacional e participar de uma mesa de discussões com dois outros pesquisadores, que, embora abordassem o mesmo tema, traziam perspectivas e dados provenientes de contextos geográficos e culturais diferentes”, explica.
Apoio da Unileão
Gardenia agradece a Unileão pelo apoio recebido, destacando o papel fundamental da instituição para a concretização dessa experiência acadêmica internacional. Segundo a estudante, o apoio financeiro e logístico foi essencial para que ela pudesse participar do evento.
“Gostaria de expressar minha profunda gratidão a Unileão sem a qual este projeto não teria sido possível no âmbito internacional. O apoio financeiro e logístico proporcionado pela universidade foi fundamental […] A contribuição possibilitou nossa presença no evento, e essa participação se consolidou como um marco importante, não apenas pelo caráter internacional da apresentação, mas também pela relevância do tema no contexto atual”, afirma.
Por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), a Unileão tem se destacado por investir na formação acadêmica de seus alunos, oferecendo oportunidades de participação em congressos, simpósios e eventos internacionais. Para saber mais sobre os programas de incentivo à pesquisa e extensão, clique aqui.
Confira alguns registros da apresentação na Universidade SOAS!