(88)99216-3040

Data conscientiza sobre a importância da amamentação

Dia Mundial da Amamentação é celebrado neste domingo (1º).

30/07/2021 17:57 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste domingo (1º) é celebrado o Dia Mundial da Amamentação, data dedicada à promoção e ao incentivo do aleitamento materno em todo o mundo. O dia marca o início da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), iniciativa realizada anualmente pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês). Para 2021, a Aliança definiu o tema da Semana como “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”.

Temática trabalhada no curso de Enfermagem da Unileão

No curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), a temática da amamentação é trabalhada em disciplinas como Saúde Coletiva, Saúde da Mulher e da Criança, e no Estágio Supervisionado. Nelas, os alunos têm oportunidade de compreender como se dá a fisiologia da amamentação, quais os benefícios e como orientar gestantes e puérperas para uma amamentação tranquila e saudável.

O curso conta, ainda, com a Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher e da Criança (LAESMC). A Liga desenvolve um conjunto de ações teóricas e práticas, com a realização de rodas de conversa, palestras e outros eventos, onde tem a oportunidade de discutir a importância do aleitamento materno exclusivo e da doação de leite materno para os bancos de leite, além de apresentar os cuidados e a humanização dos profissionais que trabalham na área.

Curso de Fisioterapia da Unileão oferece atendimentos a puérperas

Segundo a profa. Carolina Macedo, do curso de Fisioterapia da Unileão, temas referentes à obstetrícia e atenção ao puerpério são trabalhados na disciplina de Fisioterapia em Uro-Gineco-Obstetrícia. Nas aulas, aborda-se todo o processo de lactação (anatomia e fisiologia), bem como demonstrações sobre posicionamentos, pega correta e demais orientações. Além disso, no estágio relacionado com a área, são realizados atendimentos a puérperas em vários aspectos, inclusive quando há dificuldades para a amamentação.

Importância da amamentação

O leite materno oferece anticorpos para proteger recém-nascidos de infecções, reduz a mortalidade infantil, ajuda no desenvolvimento cognitivo, auxilia na formação dos dentes e da fala e fortalece o vínculo entre o bebê e a mãe. Por isso, a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A orientação da OMS é de que nos primeiros seis meses de vida os bebês sejam alimentados, exclusivamente, do leite da mãe. Após esse período, outros alimentos e líquidos podem ser oferecidos às crianças. A OMS reforça, também, a importância da amamentação para crianças com até dois anos de idade.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.


COMPARTILHE: