Iniciativa do curso de Medicina Veterinária da Unileão funcionará em parceria com a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Juazeiro do Norte.
O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está criando, no Hospital Veterinário da Instituição, um Núcleo de Saúde Pública. A iniciativa promoverá experiência prática em saúde pública para os estudantes dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia e Serviço Social da Unileão.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) necessita de profissionais qualificados que atuem em suas diferentes áreas e níveis hierárquicos. O foco das nossas ações será a prevenção, proteção e promoção à saúde. Devido à carga global de agravos e doenças que acometem a população, é imprescindível que haja uma colaboração multidisciplinar no planejamento e execução das ações”, afirma a profa. Maiara Barberino, docente do curso de Medicina Veterinária da Unileão e coordenadora do projeto.
As atividades do Núcleo serão executadas em parceria com a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Juazeiro do Norte, que poderá gerar demandas para o projeto, além do fornecimento de dados dos Sistemas de Informação em Saúde para serem analisados pelos alunos, respeitando sempre a confidencialidade das informações que não são de domínio público.
Os alunos que participarem do Núcleo de Saúde Pública serão supervisionados pela profa. Maiara Barberino, que é médica veterinária e sanitarista.
“Com o funcionamento do Núcleo de Saúde Pública, desejamos contribuir com a formação de profissionais aptos a desempenharem funções nos diversos setores da saúde pública, com facilidade para identificar e solucionar problemas, além de auxiliar a inserção dos profissionais neste importante campo de atuação. As ações executadas também terão importante papel social, pois promoverão saúde para a região do Cariri”, observa a docente.
Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.