Este processo de autoavaliação é desenvolvido com a participação dos segmentos: docentes, técnico-administrativos, estudantes, dirigentes e representantes da sociedade sob a coordenação da CPA.
Um processo de autoavaliação deste porte inclui, necessariamente, a negociação e a participação dos envolvidos tanto nas decisões relativas aos indicadores previstos, quanto no que diz respeito à definição das medidas decorrentes dos resultados obtidos.
A análise situacional compreende o diagnóstico da realidade que será objeto da intervenção pretendida. De modo, visa possibilitar a identificação dos principais problemas relativos ao ensino, fazendo com que a CPA defina prioridades, metas a alcançar e ações a serem desenvolvidas.
Para solucionar os problemas existentes no processo de autoavaliação foi necessário utilizar uma das ferramentas da qualidade, o Ciclo do PDCA de Deming, ou seja:
P: (PLAN) Planejar para mudar
D: (DO) Executar
C: (CHECK) Verificar
A: (ACTION) Agir para transformar
A partir da caracterização da realidade, dentro das dimensões, deve-se proceder à identificação dos problemas, assim como ressaltar as conquistas consolidadas. Neste momento, recomenda-se uma ampla discussão sobre os “achados” do processo, permitindo que, internamente, esses problemas e conquistas sejam priorizados.
Nessa etapa do processo avaliativo, deve-se observar prioritariamente as necessidades efetivas de cada curso, departamento e/ou setor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Isso permite uma reflexão sobre os problemas, conquistas e potencialidades com base no que seria ideal executar em ação educativa planejada. Para isto, deve-se desenvolver o projeto de implantação ou melhoria, atendendo as necessidades existentes. Também deve-se coletar dados avaliativos antes, durante e depois da execução para ajudar a equipe de trabalho na solução dos problemas diagnosticados decorrentes da análise dos dados.
Verificar os resultados do programa de implantação ou melhoria, comparando as metas obtidas com as esperadas. Interpretar os dados coletados para determinar o que deu certo, ou errado e por quê.
O Plano de ação constitui-se no elemento-chave para a transformação positiva da realidade, permitindo uma visualização efetiva dos esforços necessários para a busca da qualidade institucional.
Para assegurar o aperfeiçoamento e o sucesso do processo avaliativo é preciso desenvolver um trabalho que engloba as seguintes operações:
> Elaborar um Plano de Ação
> Estabelecer uma estrutura de trabalho
> Executar as atividades planejadas
> Acompanhar, controlar e avaliar as atividades executadas