No Hospital Veterinário também temos a utilização de composteiras orgânicas para dar destinos aos dejetos e sobras de alimentos que seriam descartados no lixo comum. Além de criação de minhocas para produção de chorume e humos orgânicos.
Tanto trabalho também gera dados científicos e junto à Liga Acadêmica esses dados estão sendo publicados em congressos, melhorando o desempenho dos alunos tanto nas apresentações desses trabalhos científicos quanto na redação científica das equipes.
Está sendo desenvolvida a montagem de sementeiras para desenvolvimento de projetos agropecuários junto ao Hospital Veterinário da Unileão. Nesse trabalho foram selecionadas plantas que apresentam potencial produtivo nas condições de semiárido do Nordeste brasileiro e estão em processo de multiplicação na Fazenda-Escola da Unileão.
Estão sendo utilizadas plantas como: BRS Capiaçu, variedade melhorada geneticamente pela EMBRAPA; Palma forrageira dos gêneros Nopalea e Opuntia; variedades de sorgo forrageiro, amendoim forrageiro e um híbrido natural da maniçoba e mandioca conhecido como Pornunça.
Outro trabalho realizado é a avaliação e acompanhamento de animais de produção característicos do semiárido ou adaptados ao clima. Os alunos estão conhecendo o manejo adaptativo desses animais, utilização de plantas como fitoterápicos e nutrição no setor produtivo e como podemos explorar o setor produtivo sem agredir o meio ambiente.
Os animais avaliados pelos alunos são ovinos da raça morada nova, caprinos da raça anglo nubiana, bovinos da raça gir e bovinos da raça sindi.
O curso de Fisioterapia da Unileão, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEAS), promoveu uma atividade lúdica para as crianças atendidas pela Clínica-Escola da instituição.
A ação em comemoração ao Dia das Crianças contou com a participação dos membros do projeto de Sustentabilidade do curso de Fisioterapia, que foram responsáveis pela produção dos brinquedos feitos de materiais recicláveis entregues às crianças que participaram das atividades.
O Programa de Educação Ambiental (PEAS) do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) vem desenvolvendo ações do projeto de extensão “Descarte Consciente de Medicamentos: Um Cuidado à Saúde Física e Ambiental” na equipe 58 da Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada no bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte. As atividades contam com extensionistas voluntários e professores, e tem foco na saúde humana e na sustentabilidade.
O projeto realiza ações como rodas de conversa com a população sobre a temática, realização de visitas domiciliares na casa de idosos para orientação e recolhimento de medicamentos vencidos armazenados, confecção de depósitos para descarte de medicamentos vencidos trazidos pelas pessoas da unidade de saúde, entre outras atividades importantes para a promoção da saúde e cuidados com o meio ambiente.