(88)99216-3040

UTILIZAÇÃO DE COMPOSTEIRAS ORGÂNICAS

Medicina Veterinária

No Hospital Veterinário também temos a utilização de composteiras orgânicas para dar destinos aos dejetos e sobras de alimentos que seriam descartados no lixo comum. Além de criação de minhocas para produção de chorume e humos orgânicos.

Tanto trabalho também gera dados científicos e junto à Liga Acadêmica esses dados estão sendo publicados em congressos, melhorando o desempenho dos alunos tanto nas apresentações desses trabalhos científicos quanto na redação científica das equipes.



UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS E PLANTAS ADAPTADAS AO CLIMA DO NORDESTE

Medicina Veterinária

Está sendo desenvolvida a montagem de sementeiras para desenvolvimento de projetos agropecuários junto ao Hospital Veterinário da Unileão. Nesse trabalho foram selecionadas plantas que apresentam potencial produtivo nas condições de semiárido do Nordeste brasileiro e estão em processo de multiplicação na Fazenda-Escola da Unileão.

Estão sendo utilizadas plantas como: BRS Capiaçu, variedade melhorada geneticamente pela EMBRAPA; Palma forrageira dos gêneros Nopalea e Opuntia; variedades de sorgo forrageiro, amendoim forrageiro e um híbrido natural da maniçoba e mandioca conhecido como Pornunça.

Outro trabalho realizado é a avaliação e acompanhamento de animais de produção característicos do semiárido ou adaptados ao clima. Os alunos estão conhecendo o manejo adaptativo desses animais, utilização de plantas como fitoterápicos e nutrição no setor produtivo e como podemos explorar o setor produtivo sem agredir o meio ambiente.

Os animais avaliados pelos alunos são ovinos da raça morada nova, caprinos da raça anglo nubiana, bovinos da raça gir e bovinos da raça sindi.



Atividade lúdica em comemoração ao Dia das Crianças

Fisioterapia
Coordenadora do projeto: Profª Maria Rejane

O curso de Fisioterapia da Unileão, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEAS), promoveu uma atividade lúdica para as crianças atendidas pela Clínica-Escola da instituição.

A ação em comemoração ao Dia das Crianças contou com a participação dos membros do projeto de Sustentabilidade do curso de Fisioterapia, que foram responsáveis pela produção dos brinquedos feitos de materiais recicláveis entregues às crianças que participaram das atividades.



Descarte Consciente de Medicamentos: Um Cuidado à Saúde Física e Ambiental

Enfermagem
Coordenadora do projeto: Profª Elayne Fabricia

O projeto surge com o objetivo de promover saúde física e ambiental a partir do descarte consciente de medicamentos, em uma comunidade acompanhada pela Estratégia Saúde da Família, implementando ações de educação em saúde e de descarte consciente dos medicamentos que estão guardados nos domicílios sem uso e/ou fora da validade, afim de minimizar danos à saúde física e ambiental.

As ações são realizadas na comunidade do bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte- CE, e torna-se relevante no que tange a perspectiva acadêmica, visto que os discentes desenvolvem a partir da prática, habilidades e competências inerentes à profissão. Quanto à perspectiva social, sua relevância está na oportunidade das pessoas obterem informações e se tornarem conscientes do seu papel enquanto protagonista da sua saúde e proteção/sustentação do meio ambiente.



LABORATÓRIO VIVO DE BIOMEDICINA

Biomedicina
Coordenadora do projeto: Profª Ana Ruth

A Chapada do Araripe e sua biodiversidade fornecem para a população plantas que são utilizadas de forma rotineira e passadas de geração em geração constituindo uma característica forte da região e um legado cultural.

Dessa forma, a horta em uma instituição de ensino pode atuar como um laboratório vivo, favorecendo o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas além de propiciar à comunidade a possibilidade de acesso ao uso dessas plantas de forma segura.

Ao integrar teoria e prática de maneira contextualizada, ela contribui para o processo de ensino-aprendizagem e estimula a colaboração e cooperação entre os agentes sociais envolvidos.

Objetivos:
• Desenvolver ações de educação ambiental associadas à utilização da horta como Laboratório vivo de Plantas medicinais.
• Promover a integração da disciplina de saúde, sociedade e ambiente e suas práticas com a horta.
• Divulgar para a comunidade acadêmica e comunidade a utilização de plantas medicinais, seus benefícios e riscos
• Desenvolver a partir da utilização de uma composteira os conceitos de gestão de resíduos orgânicos.

Atividades de 2024
1. Inauguração do Laboratório Vivo de plantas medicinais: Na ocasião da inauguração foi promovida uma roda de conversa que contou com um pesquisador, uma benzedeira do município de Exu e referência na utilização plantas medicinais.
https://unileao.edu.br/2024/06/10/curso-de-biomedicina-da-unilao-inaugura-laboratorio-vivo-de-plantas-medicinais/

2. Reuniões para definição das espécies cultivadas, estudo das características e indicações.

3. Levantamento bibliográfico sobre as plantas escolhidas para apresentação de trabalhos no Congresso Caririense de Biomedicina

4. Apresentação de 2 trabalhos no congresso caririense de Biomedicina
• ABORDAGEM FITOQUÍMICA E FARMACOLÓGICA DE Cymbopogon citratus (CAPIM-SANTO): UMA REVISÃO DA LITERATURA

• A INCLUSÃO DA ORA-PRO-NÓBIS (Pereskia aculeata) EM DIETAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA



laboratório de jogos e brinquedos reciclados

Educação Física
Coordenador do projeto: Prof José Edson

O laboratório de jogos e brinquedos reciclados (LABJOR), veem para atender um dos objetivos de desenvolvimento sustentável, com o objetivo de criar jogos e brinquedos a partir de materiais alternativos, descartados e reciclados para estimular as habilidades motoras, atenção e concentração das crianças. O projeto conta com discentes do curso de Educação Física e o professor da disciplina de Educação Ambiental, Lazer e Sociedade. O laboratório tem encontros quinzenais para estudos, planejamentos e elaboração dos jogos e brinquedos. No primeiro semestre de 2025 será realizado o momento de ida a campo em creches públicas que atendam crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade para que estes manipulem o produto criado e opinem sobre estes, assim como professores e gestores que possam estar presentes.



ECO OLÉO SOLIDÁRIO

Administração
Coordenadora do projeto: Profª Marcia Maria Leite

O crescimento populacional e as mudanças nos hábitos de vida estão contribuindo para o aumento constante da produção de resíduos, o que pode ter sérias consequências ambientais se esses materiais não forem descartados corretamente.

Um exemplo dessa situação é o óleo de cozinha que, muitas vezes, é descartado de maneira inadequada, seja pelo ralo da pia ou no lixo comum. O descarte inadequado do óleo de cozinha no meio ambiente pode resultar na contaminação da água, do solo e até mesmo da atmosfera.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil consome mais de três bilhões de litros de óleos vegetais por ano. Surpreendentemente, estimativas indicam que a cada quatro litros. Esse comportamento resulta no descarte de mais de 700 milhões de litros desse resíduo no meio ambiente sem os devidos cuidados.

O dado ainda é mais alarmante quando se sabe que apenas um litro de óleo de cozinha usado é capaz de contaminar cerca de 25 mil litros de água. Isso significa que boa parte desse resíduo chega aos mananciais e fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio, causando a morte de várias espécies aquáticas. Um dos únicos caminhos para conter esse tipo de poluição é estimular o hábito da reciclagem do óleo de cozinha usado. O descarte correto do óleo de cozinha é feito através da garrafa pet.

Com base nesse contexto, o projeto ECO OLÉO SOLIDÁRIO, vinculado ao programa (PEAS), é formado por um grupo de alunos do curso da Administração – UNILEÃO, onde tem o objetivo de conscientizar e orientar a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado no meio ambiente. O projeto iniciou em 2024.2, em parceria com a Associação Dom Bosco, localizado no bairro Malvinas na cidade de Barbalha - CE. A Associação tem um papel muito importante na comunidade de Malvinas, onde busca por meio de esforços coletivos acolher e apoiar as crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Com vista na importância das causas ambientais e sociais o projeto ECO OLÉO SOLIDÁRIO, em sua primeira ação, articulou a parceria entre a Associação Dom Bosco e a Ind. Sabão Juá, onde foi implantado um ECO PONTO de coleta óleo de cozinha e firmado um contrato, onde o Sabão Juá se responsabiliza em comprar todo óleo coletado pelo projeto. O destino dos valores repassados pelo Sabão Juá será direcionado a manutenção de alimentação para as crianças que são acolhidas pela Associação. Os frutos da parceria têm sido muito satisfatórios de acordo com o Presidente da Associação Dom Bosco, pois em 2024.2, foram coletos 300 litros de óleo e janeiro 2025.1, 100 litros até o momento.



PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL BRIGADA DO SORRISO

Odontologia
Coordenadora do projeto: Profª Marayza Alves

DESCRIÇÃO DA AÇÃO:
Este projeto surgiu da disciplina Odontologia, Sociedade e Meio Ambiente, uma disciplina que tem na Sociologia como ciência e método de desenvolvimento de auto-consciência e consciência profissional. Utilizando-se da Sócio-antropologia da Saúde como forma de pensar o homem como um ser social. E ainda perceber o ser humano ante às diversidades culturais, às situações sócio-políticas, estruturais e conjunturais, sobretudo, como ocorre a relações do homem com o meio ambiente e ecologia no sentido do desenvolvimento de uma educação ambiental consciente. Tendo por objetivo ampliar o entendimento sobre as relações do homem com o meio ambiente e ecologia, numa educação ambiental para um ser sustentável.

O conceito de sustentabilidade apresenta uma pluralidade de compreensões, o que nos remete a necessidade de nos percebermos ante as demandas do ambiente em que vivemos seja ele, social, político, econômico e/ou ecológico, como sendo parte integrante de todo esse bioma, e não como um mero espectador do mesmo (BERCHA et al., 2010). Contudo, vê-se em ações integradas entre o curso de odontologia e a sustentabilidade, como no caso deste projeto que associa ações sustentáveis através da coleta seletiva de materiais ligados a odontologia como escovas de dentes, cremes dentais e todo material odontológico que se usa em casa e se descarta sem as devidas cautelas e direcionamentos para uma reciclagem correta, a possibilidade de promover educação ambiental e desenvolvimento sustentável por meio da coleta e posterior transformação dos resíduos em produtos eco-amigáveis. Que por meio da parceria entre a TerraCycle e a Colgate os materiais coletados passam pelo processo de reciclagem, e os resíduos são transformados em produtos para serem reutilizados como bancos, lixeiras, etc.

OBJETIVO GERAL:
Implementar a cultura do uso eficiente dos recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável; e a coleta seletiva.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
Desenvolver projetos de uso consciente dos recursos naturais, envolvendo alunos, professores e colaboradores Implementar através da vocação de cada curso uma ação ambiental que desperte a sustentabilidade; contribuir com a sustentabilidade local e regional através dos projetos, impactando pessoas;

RELAÇÕES COM A SOCIEDADE – INDICADORES DE IMPACTO:
O programa articula-se pelo cumprimento da lei de Educação ambiental N° 9795/99, onde a Educação ambiental deve estar contemplada de forma curricular, interdisciplinar, transdisciplinar ou multidisciplinar;

AÇOES EXECUTADAS:
No segundo semestre de 2024 foram executadas ações de Conscientização de toda a comunidade acadêmica da Unileão. Nesta ação, apoiado pela instituição, os extencionistas orientavam sobre o uso da escova de Bambu, conscientizando discentes, docentes e colaboradores da UNILEÃO sobre os impactos ambientais gerados pelo descarte de escovas dentais plásticas e os benefícios de se adotar uma escova biodegradável.
Por meio do programa de Educação Ambiental e Social (PEAS) do curso de Odontologia, foram desenvolvidas duas ações nas quais os participantes trocaram as escovas dentais plásticas usadas que seriam descartadas, por uma biodegradável, feita em bamboo.

As ações, para trocas de escovas, foram amplamente divulgadas, com isso, alunos, professores, colaboradores de todos os cursos, e a comunidade externa aderiram e participaram. Foram trocadas cerca de 500 escovas plásticas por biodegradáveis, e as plásticas foram encaminhadas para uma empresa específica em reciclagem. Com estas ações, percebe-se que é fundamental reduzir os impactos ambientais por meio da conscientização da população.
Além disso, durante este semestre também foram desenvolvidas atividades de pesquisa e apresentações em congressos para mostrar que o nosso curso e nossa instituição se preocupa em conscientizar nossa comunidade acadêmica sobre busca minimizar impactos ambientais e hábitos sustentáveis para reduz o consumo de recursos naturais e minimiza a geração de resíduos.

Para os próximos semestres, estão sendo planejadas novas ações para o público externo, buscando conscientizar jovens e adolescentes nas escolas da cidade do Juazeiro do Norte sobre os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de escovas de dente plásticas e embalagens de cremes dentais. O PEAS do curso de odontologia assume um papel crucial na saúde da população, buscando influenciar e incentivar o uso consciente de recursos naturais, pensando em manter uma boa qualidade de vida em tempos futuros.



Atividades do Projeto de Extensão PEAS – Psicologia 2024.2

Psicologia
Coordenadora do projeto: Profª Larissa Linard

O Programa de Educação Ambiental e Social (PEAS) - Psicologia, do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão), tem como objetivo promover reflexões críticas e debates sobre sustentabilidade, sociedade e novas formas de convivência a partir da perspectiva do "Bem Viver".
As atividades do projeto incluíram, no semestre de 2024.2:

1. Grupo de Estudos:
o Leituras e discussões do livro O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos (Alberto Acosta, 2016).
o Mediação dos capítulos por integrantes, com encontros remotos semanais.
o Reflexões sobre alternativas ao desenvolvimento, direitos da natureza e modelos socioeconômicos sustentáveis.

2. Organização Interna:
o Definição de funções: mídias sociais, secretariado, tesouraria e mediação dos estudos.
o Criação de um e-mail oficial e uma pasta compartilhada para materiais de estudo.
o Controle de frequência via planilha digital.
3. Participação em Eventos:
o Apresentação do grupo no I Seminário de Diversidade: conhecer para incluir.
o Participação em mesas redondas e debates sobre diversidade e inclusão.
o Participação no Dia do Psicólogo
o Roda de conversa para acolhimentos dos novatos do curso de psicologia.

O projeto buscou integrar conhecimentos acadêmicos com práticas extensionistas, promovendo o diálogo entre psicologia, meio ambiente e sociedade.



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar
Logo