Unileão oferece atendimento fisioterapêutico para pacientes diagnosticados com Esclerose Múltipla

Atendimento é realizado na Clínica-Escola de Fisioterapia da Instituição, no campus Lagoa Seca. As campanhas mensais são uma forma de conscientizar a população sobre assuntos de utilidade social, como temas ligados à área da Saúde. Neste mês, a campanha do Agosto Laranja busca informar e […]

30/08/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

As campanhas mensais são uma forma de conscientizar a população sobre assuntos de utilidade social, como temas ligados à área da Saúde. Neste mês, a campanha do Agosto Laranja busca informar e sensibilizar a população sobre a Esclerose Múltipla (EM), doença desmielinizante inflamatória crônica, que atinge o sistema nervoso central, sendo 30 de agosto considerado o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla.

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) atua ativamente para conscientizar a população acerca dos sintomas e do tratamento da doença na sua Clínica-Escola, localizada no campus Lagoa Seca.

“O tratamento fisioterapêutico para pacientes com esse diagnóstico ocorre nos setores de Fisioterapia Neurofuncional, Cardiorrespiratória e Uroginecologia, onde trabalhamos para prevenir lesões associadas à doença, ampliando as capacidades funcionais. Assim, promovemos uma melhora na qualidade de vida dos pacientes e de seus cuidadores e familiares”, explica o prof. Antônio Camurça, supervisor do setor Neurofuncional da Clínica-Escola da Unileão.

Causas e consequências

A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune, que afeta os nervos ópticos e a medula espinhal. Ela é causada pelo sistema imunológico, que pode atacar células saudáveis por confundi-las com “intrusas”, provocando lesões na bainha protetora que cobre os nervos, a mielina.

A doença afeta, aproximadamente, 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente mulheres na faixa etária dos 20 aos 40 anos. Sua evolução é variável, mas na maioria dos pacientes apresentam-se, inicialmente, episódios de perdas funcionais, que podem se transformar com o tempo em incapacidades permanentes.

Sintomas

Alterações óticas seguidas de fraqueza muscular são uma das primeiras manifestações, além de alterações de sensibilidade, coordenação, tremor de movimento, bem como a fadiga e as disfunções sexuais e da bexiga. Outros sintomas podem incluir: sintomatologia depressiva; constipação intestinal; alterações cognitivas, como memória de curto e longo prazo, atenção, concentração, inteligência verbal, habilidades visuoespaciais e processamento das informações; e distúrbios da linguagem. O tratamento inclui a necessidade de uma equipe multidisciplinar.

Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão

Endereço: Rua Ricardo Luiz de Andrade, nº 311, bairro Planalto – Juazeiro do Norte (CE)