(88)99216-3040

Enfermagem tem papel essencial no combate ao novo coronavírus

Ensinamentos da pioneira na Enfermagem, Florence Nightingale, continuam sendo primordiais no enfrentamento da pandemia.

22/04/2020 09:26 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Equipes compostas por vários profissionais da área da Saúde têm agido de forma conjunta no combate à pandemia de covid-19. Entre os profissionais na linha de frente desse trabalho estão os enfermeiros, que têm desempenhado um papel fundamental na avaliação e detecção dos casos suspeitos, na prevenção e no combate à propagação da doença e no tratamento dos infectados pelo novo coronavírus.

De acordo com a Coordenação do curso de Enfermagem da Unileão, a pluralidade da formação do enfermeiro e sua posição de liderança na equipe tem colocado esse profissional como protagonista no combate à transmissão da doença. Ainda segundo a Coordenação, o enfrentamento da pandemia de covid-19 está expondo de forma excepcional as demandas históricas da Enfermagem quanto às condições de trabalho, EPIs, carga horária, remuneração e, até então, a “invisibilidade social da categoria”.

A importância da Enfermagem é ressaltada, ainda, pelo Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), que declarou: “Sem enfermeiras e parteiras, não alcançaremos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou a cobertura universal de saúde”.

Ensinamentos de Florence Nightingale

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou 2020 como o Ano Internacional da Enfermagem, em uma homenagem ao bicentenário de Florence Nightingale. A escolha do ano para homenagear essa categoria de profissionais se mostra ainda mais pertinente, visto que o legado da “dama da lâmpada” continua sendo primordial no enfrentamento do cenário de pandemia que o mundo está vivenciando, semelhante ao enfrentado por Florence Nightingale na guerra da Crimeia.

A pioneira da Enfermagem foi também a precursora dos cuidados relacionados à higiene para o controle da transmissão de doenças e infecções. Nos dias atuais, os ensinamentos contidos na Teoria Ambientalista desenvolvida por Florence Nightingale no século XIX estão em evidência com a pandemia, sendo a lavagem das mãos um dos métodos efetivos para controlar a transmissão da covid-19.

Dessa forma, Nightingale continua a inspirar profissionais da área da Saúde em todo o mundo com seus ensinamentos contemporâneos e inovadores, evidenciando que a Enfermagem consiste em uma profissão que contribui para melhores condições de saúde, igualdade de gênero, fortalecimento econômico, redução da mortalidade e cobertura universal de saúde para todos.

Leia mais:

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.


COMPARTILHE: