Dia 22 de outubro conscientiza sobre atenção à gagueira

Data surgiu em 1998, por uma iniciativa conjunta da International Fluency Association (Associação Internacional da Fluência – IFA) e da International Shuttering Association (Associação Internacional de Gagueira – ISA).

22/10/2020 13:07 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Para conscientizar a população mundial sobre o que é a gagueira e como ajudar a tratar essa dificuldade na fala que afeta a fluência e a comunicação é que o dia 22 de outubro foi escolhido como o Dia Internacional de Atenção à Gagueira.

A data surgiu em 1998, por uma iniciativa conjunta da International Fluency Association (Associação Internacional da Fluência – IFA) e da International Shuttering Association (Associação Internacional de Gagueira – ISA). No Brasil, os principais órgãos que promovem a data são a Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) e o Instituto Brasileiro de Fluência.

O que é a gagueira

A gagueira é um distúrbio que afeta a temporização da fala. Sua origem é psicomotora e a condição se caracteriza pela repetição de sons e sílabas ou por paradas involuntárias que comprometem a fluência e a comunicação verbal.

Dessa forma, a pessoa gaga sabe perfeitamente o que quer dizer, mas não consegue ajustar o tempo e a duração dos sons. Esse transtorno afeta principalmente as crianças antes dos 6 anos de idade, podendo persistir até a vida adulta.

“A gagueira envolve a experiência da pessoa com reações negativas (cognitivas, comportamentais e afetivas), assim como uma certa limitação em relação às atividades da vida diária, o que pode gerar um impacto na qualidade de vida”, afirma a professora do curso de Psicologia da Unileão Nadya Brito.

Segundo a docente, tal condição pode provocar uma percepção de inferioridade em relação às demais pessoas e, em alguns casos, a possibilidade de isolamento, o que influenciaria na capacidade de socialização, haja vista que dados epidemiológicos indicam uma maior prevalência da gagueira em crianças.

Sentimentos e situações podem agravar a gagueira

De acordo com a profa. Nadya Brito, existem certos gatilhos que podem piorar a gagueira. “Sentimentos e situações que sejam estressoras, conflitantes, provoquem irritação, falta de confiança, dúvidas, tensão, algum tipo de embaraço e ansiedade podem agravar a gagueira. Contudo, vale ressaltar que esses aspectos são sempre subjetivos. Para cada pessoa, a relação com a referida condição é vivenciada de forma distinta”, ressalta a docente.

Papel de psicólogos no auxílio de pessoas gagas

“A ajuda da Psicologia pode se dar desde a avaliação psicológica, oferecendo informações para pais e outros profissionais, até atendimentos de forma individual ou em grupo. Como a referida condição pode trazer implicações à autoestima, autoconfiança e autopercepção, o tratamento psicológico tem a possibilidade de trabalhar as questões emocionais envolvidas nesse processo, principalmente quando há sofrimento”, explica a professora da Unileão.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.