(88)99216-3040

Unileão celebra 20 anos crescendo com o Cariri

Instituição já formou quase 15 mil profissionais que se destacam no mercado de trabalho e transformam a realidade dos locais por onde passam.

13/02/2021 19:39 pm - Atualizado em 13/02/2021 20:12 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Há 20 anos, quando o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) iniciou seu funcionamento no Cariri cearense, na época Faculdade Leão Sampaio, a Instituição definiu, entre seus objetivos, promover uma educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.

Hoje, após duas décadas crescendo com o Cariri, a Unileão tem orgulho de ter formado quase 15 mil profissionais que se destacam no mercado de trabalho e transformam a realidade dos locais por onde passam, feito alcançado por meio de um ensino de excelência que é reconhecido com as maiores notas nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC): IGC, CPC e Enade.

Quando abriu suas portas, em 2001, a Faculdade Leão Sampaio ofertava apenas o curso de Administração. Atualmente, a Unileão capacita estudantes do interior do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba em 15 graduações de qualidade comprovadas pelo MEC e com índices elevados de empregabilidade.

Confira os cursos da Unileão:

Linha do tempo: conquistas que marcaram a história da Unileão

Em 2001, a então Faculdade Leão Sampaio inaugurava seu primeiro campus, na cidade de Juazeiro do Norte (CE). O campus Crajubar, hoje núcleo administrativo e dos cursos de pós-graduação da Unileão, abrigava o primeiro curso ofertado pelo futuro Centro Universitário: o de Administração. Dois anos mais tarde, o curso de Ciências Contábeis é lançado e amplia as possibilidades para os estudantes do Cariri.

Mas foi em 2005 que a Instituição proporcionou os primeiros impactos mais significativos na região, com a colação de grau da primeira turma de administradores da Faculdade Leão Sampaio. A partir desse momento, os primeiros profissionais formados pela Instituição começaram a atuar no mercado de trabalho e a empreender, contribuindo para o desenvolvimento no interior do Ceará.

Também foi nesse ano que a Instituição inaugurou o campus Saúde, com a proposta de oferecer para a região graduações na área de conhecimento que dá nome ao campus. Os primeiros cursos dessa unidade foram Educação Física (Licenciatura) e Fisioterapia, que foram acompanhados, um ano depois, por Enfermagem e Biomedicina, além do lançamento da graduação em Serviço Social.

Em 2007, outra graduação passa a ser ofertada, a de Psicologia e, dois anos depois, um novo grande passo é dado: a inauguração do campus Lagoa Seca, estrutura pensada e planejada para o futuro, e o lançamento dos cursos Gestão de Recursos Humanos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Sustentabilidade e contrapartida social

A partir da inauguração do campus Lagoa Seca, as primeiras ações relacionadas à sustentabilidade, como coleta seletiva de resíduos e tratamento de água, foram adotadas pela Unileão, que sentiu a necessidade de ampliar as contrapartidas sociais destinadas à sociedade caririense por acreditar que a integração da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da oferta de serviços à população é uma prática necessária para a formação de profissionais de excelência, além de contribuir com o bem-estar social na região.

Diante dessa necessidade de ampliação da contrapartida social, a Unileão inaugurou, em 2012, a Clínica-Escola da Instituição. No período entre a inauguração do campus Lagoa Seca e da Clínica-Escola, houve a abertura dos cursos de Odontologia (2010), Gestão Comercial (2011) e Direito (2012).

A Clínica-Escola passou a promover, então, o aprendizado prático para os alunos dos cursos de Saúde e a oferecer diversos serviços gratuitos ou com valores subsidiados e acessíveis para a população do Cariri.

Conheça os serviços ofertados na Clínica-Escola da Unileão!

O equipamento concentra, nos dias de hoje, o Laboratório-Escola de Análises Clínicas do curso de Biomedicina, as clínicas-escola de Odontologia e Fisioterapia, assim como o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e o Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS).

Primeiro e maior centro universitário do Cariri

No ano de 2016, um novo marco para a Instituição e para o Cariri: a Faculdade Leão Sampaio se torna o primeiro e maior centro universitário do interior cearense. Na condição de Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, a Instituição passa a ter autonomia universitária e reforça seu compromisso com a educação de qualidade capaz de contribuir para o desenvolvimento do país. No mesmo ano, a Unileão lança o curso de Educação Física (Bacharelado), seguido pelo lançamento mais recente de graduação, Medicina Veterinária, em 2017.

Parque de energia solar, NPJ e 2ª Unidade do Juizado Cível e Criminal de Juazeiro

Foi também em 2016 que teve início a construção do parque de energia solar no campus Lagoa Seca. A partir desse ano, a Unileão iniciou a produção de energia limpa e renovável, ampliando o projeto de desenvolvimento sustentável. A primeira etapa do projeto instalou 816 painéis solares, que representam 220 kW de potência energética.

Para proporcionar mais experiência prática aos alunos dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, bem como ampliar a oferta de serviços gratuitos e de qualidade para a população caririense, que a Unileão inaugurou, no mesmo ano, seu Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Na estrutura, que fica no campus Lagoa Seca, são oferecidos atendimentos jurídicos e psicossociais.

Ao lado do NPJ, outro importante espaço foi inaugurado em 2016: a 2ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Juazeiro do Norte. O Juizado surgiu para atender com celeridade às causas judiciais de menor complexidade, posteriormente sediando a Vara da Infância e Juventude da cidade, sendo mais um campo de estágio para os estudantes de Direito, Psicologia e Serviço Social.

Estação de Negócios e o apoio a empresas locais

Em 2019, a Unileão inaugura a Estação de Negócios, equipamento de atuação prática dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos. Localizada no campus Lagoa Seca, a Estação contribui para a formação de profissionais atualizados com as demandas e competências exigidas pelo mercado atual e do futuro, assim como oferece apoio com consultorias diversas voltadas para o desenvolvimento das empresas locais.

Maior Complexo Esportivo da região

Também em 2019 foi inaugurado o Complexo Esportivo da Unileão, situado no campus Lagoa Seca. O espaço moderno e destinado a práticas esportivas e ao aprendizado dos alunos dos cursos de Educação Física busca proporcionar saúde e bem-estar para a população. O Complexo conta com uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society, pista de cooper e a Academia-Escola, estrutura premiada.

Autossuficiência energética do campus Lagoa Seca

Permanecendo com os investimentos em sustentabilidade, a Unileão alcançou, também em 2019, a autossuficiência energética do campus Lagoa Seca. Além do sistema fixo de placas solares, a Instituição implantou um modelo de placas que se movimenta de acordo com a direção do sol e consegue gerar mais energia a partir da luz solar.

Além da produção de energia limpa, as ações de sustentabilidade da Unileão incluem, atualmente, a coleta e a correta destinação de resíduos sólidos, a reutilização de 100% da água com a Estação de Tratamento de Água do campus Lagoa Seca e as atividades ligadas aos cursos de graduação e à promoção da qualidade de vida no trabalho para os colaboradores da Instituição. A Unileão é hoje a Instituição de Ensino do interior cearense que mais investe em sustentabilidade.

Investimentos em tecnologia amenizam prejuízos na pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus em 2020 e as consequentes regras de isolamento estabelecidas pelas autoridades em todos os locais do mundo, as pessoas tiveram que se adaptar a novas rotinas e a outras formas de se relacionar em sociedade. A Unileão, no entanto, conseguiu migrar rapidamente seus serviços educacionais e administrativos para as plataformas digitais devido ao contínuo investimento em tecnologia, evitando maiores prejuízos para a comunidade acadêmica.

Inauguração do Hospital Veterinário e da Fazenda-Escola

No ano em que o mundo parou, a Instituição inaugurou o Hospital Veterinário e a Fazendo-Escola do curso de Medicina Veterinária, equipamentos pioneiros na região do Cariri e que foram construídos para o reforço na aprendizagem dos alunos da graduação e para a oferta de serviços de qualidade com valores subsidiados pela Instituição.

O Hospital Veterinário da Unileão conta com salas de aula, salas de atendimento clínico, além de laboratórios de Patologia Clínica, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. Já a Fazenda-Escola é utilizada para aulas práticas, criação e produção animal, contando ainda com a prestação de serviços de reprodução animal e consultoria na área de produção animal.

Nesses espaços, os estudantes desenvolvem habilidades clínicas, têm a vivência da realidade da profissão no dia a dia e são capacitados para o trabalho com inseminação artificial, melhoramento genético e de raça, produção de alimentos, indústria farmacêutica, entre outras áreas.

Cuidado humanizado nos serviços do SUS

Além dos serviços prestados nos equipamentos de prática sediados nos campi da Unileão, os estudantes da Instituição levam o conhecimento e a preparação técnica para perto da comunidade caririense pela ação de projetos de extensão e estágios. Um bom exemplo disso pode ser visto pela atuação dos alunos do curso de Enfermagem da Instituição, que contribuem nos cuidados com a saúde da população nos serviços do SUS, como nos atendimentos em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nos hospitais da região.

15 mil motivos para sentir orgulho

Com orgulho de ser genuinamente caririense, a Unileão buscou caminhar lado a lado com a região e contribuir com o crescimento econômico, social e cultural do Cariri. Para isso, sempre se propôs a formar profissionais com capacidade de influenciar a realidade e as pessoas que os cercam.

A Instituição não poderia estar mais orgulhosa nesse sentido: hoje são quase 15 mil profissionais formados, que além de estarem inseridos no mercado de trabalho, também se destacam em concursos públicos em todo o país e em carreiras acadêmicas que colaboram para uma sociedade melhor por meio da pesquisa e da Ciência.

Compromisso também com a qualificação de profissionais

O compromisso da Unileão de levar a melhor formação para os estudantes de graduação se estende para a capacitação de profissionais já formados. Por isso, a Instituição vem investindo também no ensino de Pós-Graduação de qualidade, levando aperfeiçoamento técnico e experiências valiosas para alavancar a carreira de quem já está trabalhando ou buscando uma colocação no mercado de trabalho.

A Unileão oferta pós-graduações nas seguintes áreas:

  • Biomedicina;
  • Contabilidade;
  • Direito;
  • Educação Física;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Gestão e Contabilidade;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Tecnologia da Informação/Informática.

Para além das especializações, a Instituição oferece, ainda, o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, o Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos, ofertado em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, realizado em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e o Doutorado em Educação, também oferecido em parceria com a UNISINOS.

Juntos no passado, no presente e no futuro

A Unileão chega ao presente momento com muitas conquistas alcançadas ao lado do Cariri e isso só incentiva a Instituição a seguir em frente investindo na melhor experiência em educação para a comunidade acadêmica, por meio de uma estrutura única que possibilita o aprendizado prático nas mais variadas áreas de conhecimento, sem deixar de lado os atendimentos para a população caririense e o incentivo ao comércio, ao turismo e ao desenvolvimento da região. Esses 20 anos de história são apenas uma pequena prévia do que ainda está por vir no futuro: mais crescimento e sucesso para o interior do Ceará.


COMPARTILHE: