(88)99216-3040

Curso de Psicologia da Unileão promove VI Encontro de Saúde Mental do Cariri

O evento acontece no dia 25 de maio e as inscrições podem ser realizadas on-line, vinculadas a entrega de 1kg de alimento não perecível no dia do encontro.

16/05/2023 16:09 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realiza o “VI Encontro de Saúde Mental do Cariri – 22 anos da lei 10.216: trajetórias e novos rumos”, no dia 25 de maio, das 18h às 22h, no auditório do Bloco E – campus Lagoa Seca da Instituição. As inscrições podem ser realizadas através deste link, vinculadas a doação de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. As vagas são limitadas.

Inscreva-se aqui!

A programação do evento conta com palestra e mesa-redonda, e traz os convidados palestrantes: Dr. Eduardo Mulato do Vale, Dra. Dayse Christina e os psicólogos Agnelo Junior e Allan Diego Ricarte. O evento visa levantar um debate sobre os percursos e a trajetória da saúde mental, fazendo alusão ao mês da Luta Antimanicomial.

Programação:

18h às 19h – Acolhida cultural

19h – Palestra: O olhar sobre os processos de adoecimento frente a reforma psiquiátrica – Dr. Eduardo Mulato do Vale.

20h – Mesa-redonda: Rede de atenção psicossocial (RAPS) e o cuidado em saúde mental – Dra. Dayse Christina, psicólogo Agnelo Junior e psicólogo Allan Diego Ricarte.

Palestrantes:

Dr. Eduardo Mulato do Vale

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte; graduação sanduíche em Medicina pela Università Politecnica delle Marche (Ancona – IT); pós-graduado em Psiquiatria pela POSFG (RS); formação em Redução de Danos pelo Instituto Ethos; médico clínico do CAPS I de Piquet Carneiro.

Dayse Christina Rodrigues Pereira Luz

Docente do ensino superior em saúde; enfermeira; graduada pela Universidade Federal do Ceará (2009); especialização em Unidade de Cuidados Intensivos Universidade Estadual do Ceará (2012); mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2012); doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-FMABC (2017); pós-doutorado em andamento em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-FMABC; especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada pelo Centro Universitário Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO/FJN (2017); Atualmente está na direção da Rede de Saúde Mental do Município de Juazeiro do Norte.

Psicólogo Agnelo Junior (CRP 11/17900)

Mestre em Saúde da Família – linha de Promoção da Saúde, pela Fiocruz/UFPI; pós-graduado em Promoção da Saúde (IFPI), Gestão em Saúde (Universidade Estadual do Piauí) e Saúde Comunitária (UFPI); possui especialização em Terapia Cognitiva Comportamental e formação em Terapia do Esquema (Wainer Psicologia); servidor público da SESAU de Juazeiro do Norte, atuando no CAPS Infantil. Possui interesse em saúde mental, tecnologias em saúde mental e manejo clínico do sofrimento psíquico.

Psicólogo Allan Diego Ricarte de Araújo (CRP 11/13329)

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (CE); especialista em Neuropsicologia pela Universidade Cândido Mendes (MG); mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (PE); psicólogo clínico, avaliador psicológico, psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) de Juazeiro do Norte; professor do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) em Salgueiro (PE).

Mais sobre a Luta Antimanicomial e a Lei 10.216

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental e reforça que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade e a receber cuidado e tratamento digno.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica, iniciado no final da década de 70, resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais. A lei estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

Considerando as conquistas e desafios da saúde mental no Brasil, a Unileão intervém com um espaço de discussão das ações voltadas para refletir sobre o percurso da saúde mental no Brasil e a reforma psiquiátrica. Os avanços que ocorreram na região do Cariri diante do tema saúde mental refletem novas formas de tratamento e abordagens terapêuticas, mas retrata que ainda existem grandes desafios a serem superados.

Serviço

VI Encontro de Saúde Mental do Cariri – 22 anos da lei 10.216: trajetórias e novos rumos

Data: 25 de maio

Horário: 18h às 22h

Local: Auditório do Bloco E – campus Lagoa Seca

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.


COMPARTILHE: