Janeiro Branco: Unileão conscientiza comunidade para cuidados com a Saúde Mental

Flaviane Troglio, coordenadora do curso de Psicologia, compartilha informações sobre a relevância da campanha Janeiro Branco; confira a entrevista!

02/01/2024 08:00 am - Atualizado em 22/12/2023 09:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A professora Flaviane Troglio, coordenadora do curso de Psicologia da Unileão, compartilha informações sobre a relevância da campanha Janeiro Branco, destacando seu propósito de conscientização sobre a Saúde Mental. Ela ressalta também a importância de discutir questões emocionais e psicológicas para promover o bem-estar e a busca por uma vida mais equilibrada.

1. Qual é a importância da campanha Janeiro Branco na promoção da saúde mental e emocional?

O Janeiro Branco é uma campanha social informativa que tem como objetivo atrair a atenção das pessoas para as necessidades relacionadas à saúde mental, emocional e ao bem-estar psicológico. Da mesma forma do Outubro Rosa e o Novembro Azul, o Janeiro Branco foi idealizado para o primeiro mês do ano. Ele aproveita esse momento de reflexão e planejamento, associado à ideia de recomeço, para discutir a relevância da saúde mental.

O início do ano é um momento propício para refletir sobre metas e objetivos. Assim como cuidamos do nosso corpo físico, a mente também requer atenção especial. O Janeiro Branco nos lembra da importância de começar o novo ciclo priorizando o cuidado com as emoções.

1. Quais são os principais desafios enfrentados pelas pessoas na busca pelo equilíbrio emocional e mental, especialmente em janeiro?

Janeiro é o mês em que muitos de nós fazemos resoluções e estabelecemos metas para o ano. No entanto, a pressão de cumprir essas metas pode ser avassaladora. O medo do fracasso ou a sensação de não estar progredindo conforme o planejado pode afetar nosso bem-estar emocional.

O início do ano também pode trazer à tona sentimentos de saudade e reflexão. Lembranças de entes queridos que não estão mais conosco ou avaliações sobre o que poderíamos ter feito de diferente no ano anterior podem gerar emoções intensas. Para algumas pessoas, as festas de fim de ano podem destacar a solidão.

É importante lembrar que cada pessoa enfrenta esses desafios de maneira única. A busca pelo equilíbrio emocional e mental envolve autoconhecimento, autocuidado e, se necessário, buscar apoio profissional.

1. Como os profissionais de Psicologia podem auxiliar na disseminação de informações e no apoio às pessoas durante a campanha Janeiro Branco?

Os profissionais de Psicologia desempenham um papel crucial na promoção da saúde mental durante a campanha Janeiro Branco, mas também durante o ano todo. A participação em eventos e palestras  para disseminar informações sobre saúde mental abordando tópicos como gerenciamento do estresse, autocuidado, resiliência emocional e prevenção de transtornos mentais é de extrema importância. Da mesma forma, a criação de materiais educativos, como posts em redes sociais, para compartilhar estratégias para a promoção da saúde mental é fundamental.

O profissional de Psicologia também pode fornecer estratégias práticas para lidar com o estresse, ansiedade e outros desafios emocionais, ensinando habilidades de autorregulação emocional, como técnicas de respiração e relaxamento, e incentivando práticas de autocuidado, exercícios físicos, sono adequado e alimentação saudável.

1. Quais são os sinais mais comuns de que alguém está passando por dificuldades emocionais e precisa de apoio durante esse período?

Reconhecer os sinais de que alguém está passando por dificuldades emocionais é fundamental para oferecer apoio. Alguns sinais comuns que podem indicar que alguém precisa de ajuda são:

• Isolamento social;
  • Alterações no sono e apetite;
  • Mudanças emocionais (sentimentos persistentes de tristeza, desesperança ou vazio, irritabilidade, preocupações constantes e intensas);
  • Sensação constante de cansaço e falta de energia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Abuso de substâncias;
  • Comportamento autodestrutivo (ideias suicidas, autolesões);
  • Sentimento de culpa ou inutilidade;
  • Expressões como “não aguento mais” ou “a vida não vale a pena”.

Se você perceber esses sinais em alguém próximo, ofereça apoio e incentive a pessoa a buscar ajuda profissional de psicólogos e/ou psiquiatras. É importante lembrar que a escuta sem julgamento e mostrar empatia são atitudes valiosas nesse processo.

1. Como as pessoas leigas podem ajudar na promoção da saúde mental durante o Janeiro Branco e em outros períodos do ano?

A promoção da saúde mental é uma responsabilidade coletiva, e todas as pessoas podem contribuir. São alguns exemplos de atitudes:

• Compartilhar informações relevantes com amigos e familiares;
  • Desmistificar conceitos errôneos sobre saúde mental;
  • Quando alguém compartilhar seus sentimentos, esteja presente e ouça sem julgamento;
  • Mostrar empatia e validar os sentimentos dos outros;
  • Incentivar conversas sobre saúde mental em seu círculo social;
  • Quebrar o estigma associado à busca de ajuda profissional;
  • Conhecer os serviços de apoio disponíveis na região: equipamentos públicos, Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Unileão, Centro de Valorização da Vida (CVV), etc.

A Unileão deseja que, em 2024, toda a sua comunidade acadêmica desfrute de inúmeros momentos repletos de alegria e realizações. Mas também enfatiza a importância de cuidar da saúde mental, reafirmando seu compromisso em oferecer suporte, recursos e orientações para que seus estudantes, professores e colaboradores possam enfrentar desafios com equilíbrio emocional e, assim, construir um ambiente universitário ainda mais acolhedor e saudável.

Se precisar de ajuda, entre em contato com o nosso Serviço de Psicologia Aplicada através do telefone (88) 2101-1048.