Egressa da Unileão é aprovada em Residência Multiprofissional sobre Saúde Mental Coletiva

Lidiane Gomes ingressou na Unileão com a nota do Enem e hoje comemora sua aprovação na Escola de Saúde Pública do Ceará.

06/02/2024 14:21 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Ser egresso do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) é saber que a jornada logo após a conclusão do curso será de muito sucesso. Por isso, hoje contaremos um pouco da trajetória da egressa Lidiane Gomes, bacharela em Psicologia, que conquistou aprovação no programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Durante os estudos para a Residência, Lidiane revela que todos os temas vistos já haviam sido discutidos pelos professores da Unileão em sala de aula.

1. Como a Psicologia chegou em sua vida? Fale também sobre seu ingresso na Unileão.

Eu conheci a Psicologia durante minha graduação anterior, Licenciatura Plena em Geografia, ao cursar uma disciplina chamada “Psicologia da Aprendizagem”. Apesar de já ter interesse na área, naquela época não havia uma faculdade de psicologia disponível na região. Após concluir minha graduação, segui outros planos. Em 2018, decidi utilizar minha nota do ENEM para ingressar na Unileão, sendo aprovado no vestibular de dezembro de 2018 e começando o curso de psicologia em fevereiro de 2019.

Entrei em 2019 e concluí o curso em 2023, sem reprovações ou disciplinas pendentes, cumprindo o prazo previsto. O ano de 2023 foi marcado por intensos questionamentos, pois a Unileão foi um ambiente acolhedor, onde me senti bem e ansiava pelo retorno durante as férias. Desejava que as aulas voltassem logo, pois era como se encontrasse tudo que precisava academicamente na Unileão. Contei com o apoio dos meus professores, o que me permitiu me realizar enquanto estudante na Instituição. Percebi meu progresso e crescimento ao longo do curso devido ao suporte constante da Unileão. Essa experiência proporcionou um misto de emoções, com o desejo de partir e ao mesmo tempo de permanecer.

1. Como foi sua trajetória na graduação?

Durante a graduação, tive a oportunidade de concretizar projetos que idealizei, não apenas no curso de Psicologia, mas também em outras áreas. Participei da comissão de implantação do Núcleo de Saúde Pública do Hospital Veterinário da Unileão e da Liga Acadêmica da Enfermagem, onde atuei como diretora de pesquisa. No curso de Psicologia, fui monitora da disciplina “Avaliação Psicológica”, algo que inicialmente parecia desafiador devido à pandemia, mas, após o retorno presencial, ingressar na monitoria foi bem-sucedido.

Além disso, contribuí para o projeto de extensão “Conexões PSIS” e fui monitora no Encontro de Psicanálise do Cariri e no Congresso de Psicologia do Cariri de 2023. Sempre priorizei atividades extracurriculares, aberta a experiências além da sala de aula. Os estágios proporcionaram treinamentos valiosos, como no Hospital Regional do Cariri, onde participei do treinamento de educação permanente, promovendo encontros mensais com profissionais de saúde mental do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar. Então, a Unileão é um espaço que oferece liberdade para o crescimento do aluno.

1. Você realizou publicações enquanto estudante?

Sim! Durante a pandemia, contribuí para o Museu da Língua Portuguesa com um texto. Como resultado dessa iniciativa, concedi uma entrevista na Rádio Progresso, no quadro Sequência Unileão. Além disso, tive publicações na revista Interfaces da Unileão, na ID Online e em dois capítulos do livro “Relatos de Quarentena” e um livro de Psicanálise, este último publicado pela editora Bagai. Estes foram os projetos realizados, idealizados com apoio contínuo dos professores, que sempre me motivaram e ainda continuam a impulsionar-me na busca pelos meus sonhos.

1. Como foi sua trajetória até a aprovação na Residência? E como a Unileão contribuiu para isso?

O ano de 2023 foi extremamente intenso para mim, algo que já esperava devido ao TCC. No entanto, não esperei até 2023 para iniciar meu TCC; comecei muito antes, desde o sexto semestre, quando me preparei para as provas de residência. Estabeleci um plano de passar todas as minhas férias estudando os conteúdos necessários para a prova de residência que planejava fazer e executei esse plano.

Durante esse processo, percebi que estava revisando o que já havia aprendido em sala de aula, pois todos os temas que estudei para a prova eram familiares, já discutidos pelos professores da Unileão. Diante dessa constatação, elaborei um planejamento de estudos alinhado aos semestres anteriores, focando principalmente na revisão, pois posso afirmar com convicção que todos os conteúdos que caíram na prova de residência foram abordados durante meu tempo na Unileão.

1. Após a Residência, quais serão seus próximos passos e como ela moldará sua carreira profissional?

A Residência é um projeto que me acompanha, sendo uma oportunidade para aprimorar meus conhecimentos, tanto técnicos quanto práticos. Além disso, representa uma possibilidade de crescimento contínuo, que não se limitará, pois acredito na importância de nunca deixar de sonhar. Os sonhos são a motivação que me impulsiona a batalhar e esforçar-me na busca dos meus objetivos, mantendo-se vivos tanto durante a Residência quanto nos próximos passos que virão após esse período.

Nova conquista

As conquistas da egressa não pararam por aí! Em 2023, Lidiane relata ter participado de um processo seletivo do Ministério Público do Ceará, com vagas para Psicologia. Na última segunda-feira (5), ela recebeu uma grata surpresa. “Então, eu participei do processo, fiz a prova teórica e fiquei no aguardo. E hoje recebi a convocação do Ministério Público do Ceará para atuar como estagiária de Psicologia”, comemora Lidiane.