10 de junho
Palestra: Experiências com Aprendizagem Inovadora – Conecte e Crie (UFC FORTALEZA – CE)
Palestrante: Profa. Dra. Tatiana Passos Zylberberg
Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutora em Educação Física pela UNICAMP. Docente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundou o projeto “Mulheres e Novelos” que promove o acolhimento, a escuta e o empoderamento de pacientes com endometriose. É autora-artista do projeto “De Corpos no Mundo”, exposição tátil feita no escuro para a experiência/formação sensível. Coordena a Escola de Dança do IEFES/UFC que oferece para a comunidade aulas de ballet, jazz, danças urbanas e oficinas de consciência corporal. Conecte e Crie é outra ação que promove para fomentar a aprendizagem criativa e autoral com estudantes de Educação Física. É Membro da Academia Itajubense de Letras (AIL).
Autora do livro “O menino que desenhava o invisível” publicado em 2019 para o projeto da APDMCE – Eu sou Cidadão Amigos da Leitura da APDMCE.
11 de junho
Palestra: O impacto do uso da realidade virtual e aumentada no processo de ensino e aprendizagem (Fortaleza – CE)
Palestrante: Prof. Paulo Victor Loureiro
Licenciado em Física, Especialista em Educação Especial Inclusiva e Mestre em Ensino de Física. Atualmente, realiza o Atendimento Educacional Especializado-AEE na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Em seu trabalho desenvolve pesquisas na área da Alfabetização Científica com o uso de Tecnologias Assistidas e da Robótica Educacional para os alunos público alvo da Educação Especial.
Palestra: Planejamento para uso de objetos de aprendizagem em aulas remotas (São Paulo)
Palestrantes:
Profa. Marinilce Martins Belmudes
Formação em Pedagogia e Bacharelado em Analista de Sistemas e cursou Pós-graduação em Psicopedagogia Construtivista pelo Instituto de Extensão da Unicamp (EXTECAMP). Atua há mais de vinte anos na coordenação de Tecnologia Educacional, desenvolvimento de currículo de letramento digital, projetos educacionais em Programação, Cultura Maker e STEM, Office 365 – Teams e na formação de educadores para uso das tecnologias como forma de promover a aprendizagem. Articulação, parceria, envolvimento entre as áreas do conhecimento com a tecnologia estão dentro dos seus principais focos de trabalho.
Prof. Jean Rafael Tomceac
Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da USP, mestre em Educação pela PUC-SP. Nascido em Osasco (SP), Jean coordenou equipes e projetos de Educação voltados para inovação, tecnologias, aprendizagem lúdica e audiovisual. É editor e criador de iniciativas de conteúdos digitais de qualidade para crianças e adolescentes e autor de capítulos de livros sobre games e educação, práticas em sala de aula com tecnologias (STEAM).
12 de junho
Palestra: Educação Remota Inclusiva – T-ACCESS (BRASIL/PORTUGAL)
Palestrantes:
Profa. Virgínia (CEO T-ACCESS )
Autora do livro Teste e Acessibilidade – NEA Edições. Aluna do Programa Doutoral ICPD da UA/UP. Mestre em Testes de Acessibilidade (UFPE). CEO e Sócia-Fundadora da t-access. Professora e palestrante em conferências nacionais e internacionais, Virgínia tem a meta de incluir e tornar a vida das pessoas com deficiência cada vez mais ativa.
Profa. Tarciana Kartter (CTO T-ACCESS)
Mestre em testes de segurança baseados em requisitos, CESAR EDU, 2009. Analista de sistemas FIR , 2005. Sócia-Fundadora da t-access. Atualmente, desempenha o papel de consultora em testes e acessibilidade de software e analista de requisitos. Palestrante das áreas de testes e acessibilidade.
Árbitro teste
Dead lift class – levantamento terra
Desenvolvimento da coordenação motora em crianças que praticam futebol
Desenvolvimento da coordenação motora grossa em alunos com necessidades especiais
Educação física especial
Educação física inclusiva
Game design
Iel football game
Metodologia da natação
Natação a seco
Visibilidade com a plataforma on-line