Instituição homenageia docentes, egressos e estudantes que atuam com ética, excelência e compromisso social.

Nesta segunda-feira, 11 de agosto, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) celebra o Dia do Advogado, do Magistrado e de todos os profissionais do Direito, data que marca a criação dos dois primeiros cursos jurídicos do Brasil, implantados em 1827, nas cidades de São Paulo (SP) e Olinda (PE).
Ao longo dos anos, o Direito evoluiu e passou a acolher uma diversidade maior de vozes, perspectivas e experiências. A Unileão acompanha e impulsiona essa transformação por meio de um curso sólido, ético e de excelência, que prepara profissionais capazes de enfrentar os desafios da sociedade com senso de justiça, técnica apurada e compromisso.
Mulheres que constroem um Direito mais justo
A Unileão também reforça a importância de dar visibilidade à atuação das mulheres no universo jurídico. A presença feminina no Direito brasileiro é resultado de uma luta constante por equidade, reconhecimento e espaço. Hoje, mais do que ocupar funções, as mulheres têm protagonizado mudanças e rompido barreiras históricas. Confira algumas trajetórias inspiradoras de egressas e uma estudante da casa:
Paula Sobreira – Pós-graduada em Segurança Pública, atua como delegada na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Camaçari (BA), lidando diretamente com a proteção e defesa dos direitos femininos.
Thamiris Silva – Advogada criminalista, com especializações em Direito Penal, Criminologia, Tribunal do Júri e Gestão Pública. Participa ativamente de comissões temáticas da OAB e defende maior representatividade feminina em espaços decisórios.
Vitória Sabrina de Moura – Ainda no 6º semestre, teve seu trabalho aprovado para o “IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra”, realizado em Portugal, com uma pesquisa sobre direitos reprodutivos e hermenêutica jurídica, orientada pela professora Francilda Mendes.
Para a professora Danielly Clemente “é um prazer e uma honra imensa ver que elas venceram todas essas barreiras institucionais, familiares e sociais. São mulheres que inspiram alunas e alunos da nossa instituição e de todo o Cariri. Tenho profunda admiração por quem ousa disputar esses espaços de poder e justiça, que muitas vezes são insalubres à condição de mulher”.
Aos futuros profissionais do Direito, a docente recorda uma frase do teólogo e escritor Leonardo Boff, de que gosta muito: “A cabeça pensa onde os pés pisam”. Ela sugere que os estudantes conheçam o Brasil profundo e coloquem os pés em regiões mais vulneráveis e oprimidas, “para que tanto o fazer quanto o pensar sobre o sistema judiciário se tornem mais inclusivos”.
Formação de excelência com impacto real
Na Unileão, o curso de Direito oferece uma base sólida aliada à prática desde os primeiros semestres. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) realiza atendimentos à comunidade e proporciona aos alunos experiências supervisionadas com alto grau de responsabilidade social. A instituição também mantém parcerias com órgãos da Justiça, como a Defensoria Pública da União e a Justiça Federal do Ceará, ampliando oportunidades e fortalecendo a vivência profissional dos estudantes.
Veja também:
Unileão e Defensoria Pública da União firmam parceria para assistência jurídica em Juazeiro do Norte
Unileão e Justiça Federal do Ceará lançam bolsa integral para estudante de Direito de baixa renda
Unileão abre seleção para bolsa integral em Direito em parceria com a Justiça Federal
Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.