(88)99216-3040

Dia do Médico Veterinário: a profissão que vai além do cuidado animal

Com docentes atuantes em múltiplos campos do conhecimento, como a especialista em Saúde Pública Maiara Leite, a Unileão assegura excelência na formação dos seus estudantes.

09/09/2025 08:00 am - Atualizado em 08/09/2025 14:42 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia do Médico Veterinário, celebrado nesta terça-feira, 9 de setembro, marca a assinatura do Decreto nº 23.133, de 1933, que regulamentou a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no Brasil. A data é um tributo a todos os profissionais que, com dedicação e conhecimento, atuam para preservar a saúde e o bem-estar animal, contribuindo diretamente para a qualidade de vida de toda a sociedade.

Muito além dos cuidados com cães e gatos, a Medicina Veterinária abrange áreas estratégicas como a produção animal, o controle de zoonoses e a inspeção de produtos de origem animal, garantindo segurança alimentar e prevenindo doenças. Veterinários também desempenham papel fundamental na pesquisa científica, no setor farmacêutico e no desenvolvimento de novas tecnologias.

Medicina Veterinária na Saúde Pública

Na Unileão, o curso de Medicina Veterinária é construído para colocar o aluno em contato com a prática desde os primeiros semestres. Aulas e atendimentos no Hospital Veterinário da Instituição, infraestrutura de excelência e campos de estágio diversificados garantem uma formação sólida e alinhada às múltiplas áreas previstas pela Lei Federal nº 5.517, que regulamenta a profissão.

O corpo docente é formado por especialistas atuantes em diferentes segmentos, como a professora Maiara Leite, que há quatro anos integra a equipe e atua na área da Saúde Pública.

“Temos a atuação do médico-veterinário dentro da Saúde Pública, ou seja, o veterinário cuidando de gente. Eu costumo brincar que também sou uma veterinária que cuida de gente. Nós cuidamos do alimento de origem animal, da carne, do leite que estão nas mesas das pessoas, mas elas não sabem disso. Não sabem que há um veterinário por trás. Nós cuidamos da prevenção e do controle de doenças que passam de animais para pessoas e de pessoas para animais, e o veterinário está ali desempenhando um papel fundamental”, afirma.

Resultados que falam por si

Para a professora Maiara, o curso de Medicina Veterinária da Unileão “é um curso diferenciado, que veio para trazer desenvolvimento nas áreas da Medicina Veterinária, porque são inúmeras, incluindo a Saúde Pública. Ou seja, ele vem se destacando não só na região, mas também — podemos falar — a nível nacional, com os resultados que tivemos recentemente no Enade”, ressalta.

O desempenho dos egressos e estudantes comprova a qualidade da formação oferecida. Veja exemplos:

Dalanio Gomes – aprovado no Programa de Residência Médica em Anestesiologia Veterinária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Emmanuel Brito – aprovado no Programa Agente Rural da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e no Concurso Público Nacional Unificado (CNU).

Hewellin Jacinto Melo – em 2023, foi aprovada em primeiro lugar no curso de especialização em Medicina Veterinária do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O programa incluiu treinamento profissional com práticas em serviço hospitalar durante um ano. 

Isaque Hezron – ainda no terceiro semestre, participou do 25º Congresso Internacional EVSSAR – Sociedade Veterinária Europeia para a Reprodução de Pequenos Animais, realizado em Barcelona, Espanha.

Mensagem aos estudantes e profissionais 

“A mensagem que posso deixar para os alunos e para todos os profissionais que atuam na área é que a Medicina Veterinária seja exercida com dedicação, comprometimento, ética e profissionalismo, mas, principalmente, com respeito — aos animais e aos seres humanos. Que tenhamos a consciência de que estamos fazendo o nosso melhor e de que estamos fazendo o que, de fato, é correto”, finaliza a professora Maiara.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.


COMPARTILHE: