(88)99216-3040

Artigo de professores de Biomedicina é aprovado em revista científica de Goiás

Pesquisa trata sobre espécies vegetais usadas em rituais religiosos. Os professores do curso de Biomedicina da Unileão Vanessa Bitu e Wenderson Pinheiro de Lima tiveram um artigo aprovado para publicação na revista “Científic@ – Multidisciplinary Journal”, periódico produzido pela Faculdade Evangélica de Goianésia, do estado de […]

26/04/2019 00:00 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Pesquisa trata sobre espécies vegetais usadas em rituais religiosos.

Os professores do curso de Biomedicina da Unileão Vanessa Bitu e Wenderson Pinheiro de Lima tiveram um artigo aprovado para publicação na revista “Científic@ – Multidisciplinary Journal”, periódico produzido pela Faculdade Evangélica de Goianésia, do estado de Goiás.

O artigo foi orientado pela profa. Vanessa Bitu e é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do prof. Wenderson Lima, biomédico formado pela Unileão.

Intitulado de “Estudo Etnofarmacológico em Curandeiros da Fé da Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, CE, Brasil”, o objetivo foi coletar dados das espécies vegetais corriqueiramente usadas por rezadores e benzedeiros em rituais religiosos de cura na localidade em que o título do artigo indica.

“Foi possível correlacionar as espécies vegetais utilizadas e indicadas pelos informantes (rezadores e benzedeiros), com as propriedades farmacológicas já descritas na literatura para estas mesmas espécies”, explica o pesquisador. 

Foram 53 plantas medicinais apontadas no artigo. Dentre elas, estão as populares: macela, mastruz, cravo do reino, eucalipto, oiticica, malva, boldo e aroeira.

Periódico

A Científic@ é uma revista científica multidisciplinar e de periodicidade semestral. O periódico é publicado pela Faculdade Evangélica de Goianésia, da cidade de Goianésia (GO).  

A revista destina-se à divulgação de trabalhos técnico-científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisas multidisciplinares direcionados à divulgação de estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento das áreas em que estejam inseridos.


COMPARTILHE: