Alunas de Serviço Social da Unileão apresentam artigo científico no 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais

Evento ocorreu entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, em Brasília (DF). Alunas do 7º e do 8º semestre do curso de Serviço Social do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) apresentaram um artigo científico no 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), […]

10/01/2020 15:09 pm - Atualizado em 24/01/2020 22:01 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Evento ocorreu entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, em Brasília (DF).

Alunas do 7º e do 8º semestre do curso de Serviço Social do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) apresentaram um artigo científico no 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), realizado no período de 30 de outubro a 3 de novembro de 2019, em Brasília (DF). As estudantes receberam incentivo da Coordenação de Pesquisa e Extensão (Copex) da Unileão para participar do evento.

O artigo, intitulado “A inserção e os processos de trabalho do Assistente Social no Terceiro Setor: refilantropização da questão social ou novo espaço sócio-ocupacional?”, foi desenvolvido por alunas integrantes da Liga Acadêmica de Parcerias com o Terceiro Setor (LAPATE), do Projeto de Iniciação Científica e do curso de Serviço Social: Alicia Zélia Alencar Salvadori, Ana Caroliny Belarmino Pereira, Francisca Ferreira da Silva, Francisca Jéssica Verônica da Silva, Jullyana Leite Silva Bonifácio, Kate Santos Miranda. O artigo recebeu a orientação da profa. Maria Clara de Oliveira Figueiredo, líder do grupo de pesquisa do curso de Serviço Social da Unileão.

Segundo as autoras, o estudo mostra que a inserção do Serviço Social no Terceiro Setor incide de um contexto histórico e permite que se observe a importância do assistente social neste âmbito, uma vez que o Terceiro Setor apresenta-se como um novo espaço sócio-ocupacional.

“Embora o Estado abstenha-se de sua responsabilidade, tornando o trabalho do assistente social precarizado, o profissional precisa reinventar-se com o intuito de atender seu projeto ético-político sem retroceder em seus fundamentos, mantendo a defesa da classe trabalhadora e transformando a filantropia em conquista de direitos por meio das políticas públicas e da transformação da realidade social em que se encontra inserido”, ressaltou a aluna Kate Santos, uma das autoras do estudo.

Na oportunidade, as estudantes tiveram contato com grandes nomes do Serviço Social, como as professoras Marilda Iamamoto, Maria Carmelita Yasbek, Raquel Raichelis, Joaquina Barata Teixeira e Elaine Rossetti Behring, além da atual presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Josiane Soares. A equipe participou também do ato político proposto pelo 16º CBAS, reafirmando o compromisso do Serviço Social com a classe trabalhadora e contra o racismo.

Ação para atuar contra a desigualdade social.