Preservação da Amazônia é lembrada neste 5 de setembro

Data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por Dom Pedro II, em 1850.

05/09/2020 08:00 am - Atualizado em 04/09/2020 10:20 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Celebrado em 5 de setembro, o Dia da Amazônia é uma data importante para alertar a população sobre a destruição da floresta, lembrando a todos a importância do desenvolvimento consciente e da sustentabilidade. A data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por Dom Pedro II, em 1850.

Sobre a Amazônia

Localizada na região Norte do Brasil, a Amazônia é um bioma que inclui a maior floresta tropical do planeta, sendo considerado um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do mundo.

Sua extensão é de 8,47 milhões de km2 e abrange nove países (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa), apresentando algo em torno de 30% da sua área protegida em território brasileiro. Ela é o habitat de inúmeras espécies animais, vegetais, arbóreas e serve como fonte de matérias-primas alimentares, florestais, medicinais e minerais.

Embora existam diversas leis e organizações que visam protegê-la, a Amazônia tem sido constantemente ameaçada por inúmeras atividades predatórias, entre elas a extração de madeira, a mineração, as obras de infraestrutura e a conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura.

Unileão incentiva a sustentabilidade

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) busca desenvolver diversas ações sustentáveis por meio do seu Núcleo de Sustentabilidade. Como forma de auxiliar na redução das consequências do desmatamento no país e na Amazônia, a Unileão realizou, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte, uma ação de plantio de mudas nos três campi da Instituição no ano de 2019. Além disso, a Instituição distribuiu mais de 100 mudas de árvores para os alunos e o público visitante durante diferentes ocasiões.

As ações de sustentabilidade da Unileão incluem a coleta e a correta destinação de resíduos sólidos, a reutilização de 100% da água com a Estação de Tratamento de Água do campus Lagoa Seca, a produção e a utilização de energia renovável e as atividades ligadas aos cursos de graduação e à promoção da qualidade de vida no trabalho para os colaboradores da Instituição. Os projetos de extensão da Instituição também promovem atividades voltadas para a comunidade do Cariri.