Importância da recreação é lembrada no dia 12 de setembro

12/09/2020 08:00 am - Atualizado em 11/09/2020 09:05 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A recreação se refere a atividades de lazer cuja meta principal é restabelecer e renovar as energias das pessoas, esgotadas com as tarefas diárias. A necessidade de se praticar atividades recreativas está intrinsecamente ligada à manutenção de corpo e mente saudáveis, pois elas despertam a felicidade e o divertimento em seus praticantes.

Embora não exista nenhum projeto de lei que tenha acrescentado a data oficialmente ao calendário brasileiro, o dia 12 de setembro é considerado o Dia da Recreação. A data é celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Recreadores, tendo como objetivo promover debates sobre o tema e incentivar os recreadores e futuros profissionais da área a disseminarem boas práticas de recreação.

O que pode ser considerado recreação?

As atividades de recreação estão associadas com as práticas lúdicas e agradáveis. “Vão desde estímulos sensório-motores, pelas ações ligadas a jogos, brincadeiras e práticas pré-desportivas, às interações sociais e afetivas que as diversas atividades recreativas despertam nos participantes”, afirma o professor dos cursos de Educação Física da Unileão José de Caldas.

Segundo o docente, atividades de recreação são muito importantes para crianças e adolescentes. “Elas podem aperfeiçoar habilidades cognitivas, comunicativas e criativas, auxiliando em um desenvolvimento integral”, aponta.

Entretanto, não é apenas nessas fases da vida que a recreação deve ser praticada: adultos também devem buscar o lazer. “Para adultos e idosos, as atividades recreativas têm seu papel para formação, reposição de energias, reencontro e transformação do olhar para cada uma dessas fases, auxiliando no equilíbrio e harmonia da qualidade de vida”, completa o professor.

Confira abaixo algumas atividades que podem ser praticadas para recreação:

• Jogos esportivos;
  • Dança;
  • Ciclismo;
  • Passeios;
  • Atividades como leituras e pinturas.

Hora de se reconectar

O Dia da Recreação busca, acima de tudo, promover a reflexão sobre a importância dos momentos de lazer individuais, em grupo ou em família. “O 12 de setembro nos permite refletir acerca da necessidade de estarmos conectados de maneira mais intimista para que o processo de humanização seja retomado, pois a sociedade automatizada em que vivemos está nos distanciando de nós mesmos e dos outros”, frisa o professor da Unileão, sugerindo, em seguida, que a recreação pode ser uma forma das pessoas se reconectarem a si e aos demais integrantes do seu círculo social.

Incentivo da Unileão à recreação

Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) incentivam a prática de atividades recreativas para a comunidade caririense por meio de ações realizadas em praças públicas, escolas, entre outras instituições.

Além disso, a Unileão busca formar bacharéis e professores capazes de reconhecer a importância da recreação para a formação e o desenvolvimento humano. Para isso, a Instituição conta com uma equipe qualificada de professores e com uma estrutura única na região, que inclui um Complexo Esportivo amplo e moderno.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.