Unileão emite nota de pesar sobre o falecimento de Paulo Bonavides

Autor das famosas obras jurídicas “Ciência Política” e “Curso de Direito Constitucional” era considerado um dos maiores nomes na área do Direito Constitucional no Brasil.

30/10/2020 17:24 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O constitucionalista, professor e jurista Paulo Bonavides morreu nesta sexta-feira (30) aos 95 anos. O autor das famosas obras jurídicas “Ciência Política” e “Curso de Direito Constitucional” era considerado um dos maiores nomes na área do Direito Constitucional no Brasil. O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), por meio do seu curso de Direito, lamenta a enorme perda para o estudo teórico do Constitucionalismo e da Ciência Política.

“O professor Paulo Bonavides, com suas obras, introduziu no Brasil a ideia teórica alemã e norte-amaricana que auxiliaram a formatação da Constituição Brasileira de 1988 e que fomentam, com grande valia, inúmeras jurisprudências de nossas cortes superiores. O legado do professor Paulo, que era paraibano de nascença, porém adotado pelo Ceará, será por longas datas consagrado e perpetuado nos bancos da academia jurídica não só do Brasil, mas de todo o mundo”, comenta o professor do curso de Direito da Unileão Francisco Carvalho.

Paulo Bonavides era paraibano, natural de Patos, foi professor emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde lecionou por mais de três décadas, presidente emérito do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC), presidente de honra do Instituto de Defesa das Instituições Democráticas (IDID) e diretor-fundador da Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais.

Nos anos de 1998 e 2009, respectivamente, Paulo Bonavides recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade de Lisboa e pela Universidade Inca Garcilaso de La Vega. Durante sua vida, ele foi condecorado com as prêmiações Carlos de Laet, da Academia Brasileira de Letras, a Medalha Rui Barbosa, da Ordem dos Advogados do Brasil, e o Grande Colar do Mérito, do Tribunal de Contas da União.

“Como docente do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio com atuação na mesma área desse grande mestre, presto meus agradecimentos pela contribuição teórica gigantesca deixada pelo professor Paulo Bonavides e me solidarizo com todos os seus familiares para que, nesse momento, tenham força para suportar tamanha ausência”, lamenta o docente da Unileão.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.