(88)99216-3040

Unileão adere às campanhas de Junho Laranja e Vermelho

Campanhas conscientizam população sobre a anemia, leucemia e a importância da doação de sangue.

14/06/2021 14:32 pm - Atualizado em 14/06/2021 14:34 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Com o intuito de conscientizar a população sobre a leucemia e a anemia, doenças ligadas diretamente ao sangue e que podem surgir em qualquer idade, foi instituída a campanha Junho Laranja. Todos podem contribuir para combater ambas as doenças pela doação de sangue e de medula óssea e, por isso, no mês de junho, também se realiza a campanha do Junho Vermelho, que visa incentivar as pessoas a doarem sangue.

Anemia

Conforme a professora do curso de Enfermagem da Unileão Ana Maria Borges, o Hemoce faz parte da rede de atenção à saúde para o diagnóstico e tratamento das anemias. O órgão estadual tem uma equipe multiprofissional para atender pacientes com problemas hematológicos, a partir de encaminhamentos médicos da atenção básica.

“As anemias são doenças hematológicas que precisam de tratamento e acompanhamento para a melhor qualidade de vida dos pacientes. Esses pacientes, por vezes, precisam ser hemotransfundidos, ou seja, precisam receber sangue, o que leva à necessidade de doadores. Assim, a doação de sangue é essencial para a manutenção da vida de muitas pessoas”, afirma a docente.

O principal sintoma dessa doença é o cansaço e a identificação precoce da causa é fundamental para o melhor tratamento. Para diagnosticar a anemia é necessário realizar o hemograma, com o intuito de avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e, principalmente, hemoglobina.

No entanto, a concentração de hemoglobina não é o único parâmetro para o diagnóstico de anemia, sendo normalmente solicitados outros exames para a identificação da causa da hemoglobina baixa e, consequentemente, iniciar o tratamento mais adequado como, por exemplo, a dosagem de ferro, vitamina B12, ácido fólico e eletroforese de hemoglobina.

Na Unileão, o hemograma é realizado gratuitamente no Laboratório-Escola de Biomedicina. O equipamento começou a ser avaliado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) em 2014 e, desde então, obtém todos os anos a classificação “Excelente” como avaliação de desempenho. Para mais informações sobre o agendamento de exames no local, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (88) 2101-1046.

Leucemia

A leucemia é uma doença que afeta os glóbulos brancos e, geralmente, tem sua origem desconhecida. Sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Os sintomas da doença incluem: fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros.

“A leucemia tem a própria anemia como sintoma, além de infecções frequentes e sangramentos gengivais e pelo nariz. Para a confirmação do diagnóstico de leucemia, além do hemograma deve ser feito o mielograma, que é o exame da medula óssea. Nesse exame, retira-se uma pequena quantidade de sangue, proveniente do material esponjoso de dentro do osso, para análise citológica, citogenética, molecular e imunofenotípica”, aponta a professora do curso de Biomedicina da Unileão Bruna Soares.

Animais também podem doar sangue para outros animais

Segundo o professor do curso de Medicina Veterinária Antônio Mota, animais também podem ser doadores de sangue para outros animais. “A doação de sangue em cães pode ser feita por transfusão sanguínea, sendo indicada para pacientes em diferentes condições de saúde, incluindo anemia, hemorragia e alguns casos de coagulopatia. Após ser coletado do cão doador saudável, o sangue poderá ser imediatamente transfundido em um animal necessitado”, explica o docente.

O procedimento de transfusão de sangue entre animais é uma atividade rotineira na clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, sendo realizado no Hospital Veterinário da Unileão. O equipamento foi construído para o reforço na aprendizagem dos alunos do curso de Medicina Veterinária da Instituição. A estrutura conta com salas de aula, salas de atendimento clínico, além de laboratórios de Patologia Clínica, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia.

Direitos das pessoas com anemia e leucemia

“Considerando que a saúde é um direito fundamental social em nossa Constituição Federal de 1988, irradiando-se a todos por políticas programáticas do Estado brasileiro, a legislação brasileira assegura aos pacientes portadores de doenças graves e câncer, bem como a seus familiares, benefícios que auxiliam eles no tratamento. São direitos especiais, que possuem por finalidade a atenuação de despesas inevitáveis na vida desses pacientes, objetivando, ainda, a uma melhor qualidade de vida, bem-estar e dignidade humana em seu cotidiano”, afirma a professora do curso de Direito da Unileão Rafaella Dias.

Segundo a docente, dentre os direitos assegurados, podem ser citados benefícios, auxílios, gratuidades, isenções tributárias, direitos trabalhistas e respaldo no tratamento.

Confira as orientações para doar medula óssea:

  • Procure o hemocentro do seu estado e agende uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre doação de medula óssea;
  • Você assinará um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), preencherá uma ficha com informações pessoais e apresentará um documento de identidade. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10 ml);
  • A amostra do seu sangue será analisada para identificar suas características genéticas, que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade;
  • Os seus dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
  • Quando houver um(a) paciente com possível compatibilidade, você será consultado(a) para decidir quanto à doação. Por esse motivo, é necessário manter os dados sempre atualizados;
  • Para seguir com o processo de doação, serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade e uma avaliação clínica de saúde;
  • Somente após todas essas etapas concluídas você poderá ser considerado(a) apto(a) e realizar a doação.

Confira as orientações para doar sangue:

Para doar sangue, procure uma unidade de coleta na sua cidade, como os Hemocentros, e verifique se você atende aos requisitos necessários para a doação.

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos*;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter descansado (dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado: evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas depois de se alimentar para doar sangue;
  • Apresentar documento original com foto;
  • Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização;
  • Respeitar o intervalo entre doações: 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

*Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade.


COMPARTILHE: