Município se destaca entre as cidades que mais crescem no interior do Ceará e se encontra no ranking de melhores cidades para se morar no Nordeste.
Nesta quinta-feira (22), o município de Juazeiro do Norte completa 110 anos de emancipação política. O município, que se destaca entre as cidades que mais crescem no interior do Ceará e se encontra no ranking de melhores cidades para se morar no Nordeste, é onde se encontram as três unidades do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), que completou 20 anos em 2021 e segue crescendo junto com Juazeiro do Norte e com o Cariri, trazendo desenvolvimento para a população da região.
Em virtude do Dia da Emancipação Política de Juazeiro do Norte, a Unileão suspenderá as atividades e atendimentos remotos e presenciais na quinta-feira. O funcionamento da Instituição retornará na sexta-feira (23).
Há 20 anos, quando a Unileão iniciou seu funcionamento em Juazeiro do Norte, na época Faculdade Leão Sampaio, a Instituição definiu, entre seus objetivos, promover uma educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Cariri.
Esse desenvolvimento pode ser avaliado em dados. Por exemplo, o número de pessoas com Ensino Superior no ano de 2000 em Juazeiro do Norte era de 3.500 pessoas. Em 2020, esse número aumento para 25.000 pessoas. O Desenvolvimento Humano Municipal em Juazeiro do Norte, em 1991, era de 0,419. Em 2010, esse número chegou a 0,694, tendo uma melhoria de 50% em 20 anos. O PIB per capita da cidade também aumento de 2010 para 2018, passando de R$ 8.607 para R$ 17.725.
A Unileão parabeniza a cidade e seus habitantes pelo aniversário do município e ressalta que continuará investindo na melhor experiência em educação para sua comunidade acadêmica, por meio de uma estrutura única que possibilita o aprendizado prático nas mais variadas áreas de conhecimento e de um ensino de excelência que é reconhecido com as maiores notas nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC): IGC, CPC e Enade.
No dia 22 de julho de 2021, o município de Juazeiro do Norte completa 110 anos de emancipação política. A data remonta ao ano de 1911, quando a então vila Tabuleiro Grande conseguiu independência perante sua cidade sede, Crato. Assim, o novo município passou a se chamar Joaseiro, em referência às árvores típicas da região, e o padre Cícero Romão Batista foi eleito o primeiro prefeito da cidade.