Unileão adere às campanhas do Março Lilás e Azul-Marinho e alerta para a prevenção do câncer de colo do útero e do câncer colorretal

Instituição conta com projetos voltados para a promoção da saúde por meio da atuação dos cursos.

15/03/2022 11:15 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Sendo março considerado o mês das mulheres, a campanha do Março Lilás busca conscientizar sobre a saúde feminina e alertar para a importância da prevenção do câncer do colo do útero. Já para conscientizar sobre o câncer colorretal, que atinge tanto mulheres como homens, o mês é dedicado a outra campanha: a do Março Azul-Marinho.

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) conta com projetos voltados para a promoção da saúde da população e prevenção dos diferentes tipos de câncer por meio da atuação dos cursos da Instituição. No curso de Enfermagem, por exemplo, o assunto é tratado na disciplina de Enfermagem Oncológica, que oferece uma abordagem teórica, crítica e reflexiva sobre o tema para os estudantes.

Sinais e sintomas

De acordo com o docente do curso de Enfermagem da Unileão, prof. Tonny Macedo, os principais sintomas do câncer colorretal são:

• Sangue nas fezes;
  • Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);
  • Dor ou desconforto abdominal;
  • Fraqueza e anemia;
  • Perda de peso sem causa aparente;
  • Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);
  • Massa (tumoração) abdominal.

Já o câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para:

• Sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual;
  • Secreção vaginal anormal;
  • Dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.

Exames para diagnóstico do câncer

O Laboratório-Escola de Biomedicina da Unileão oferece exames que auxiliam no diagnóstico do câncer do colo do útero e do câncer colorretal. São eles:

• Citopatológico cervicovaginal, também conhecido como exame de prevenção ou exame de Papanicolau.

Exame fundamental na triagem de pacientes no processo de diagnóstico do câncer do colo do útero, uma vez que permite a identificação de alterações celulares nessa região chamadas de lesões precursoras, ou seja, modificações que podem originar um câncer, mas que ainda não chegaram nesse ponto. Esse diagnóstico precoce é essencial, pois, nesses casos, o tratamento é mais simples e as chances de cura são maiores.

• Exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes

Uma das manifestações que pode ser apresentada por indivíduos acometidos por câncer colorretal é o sangramento intestinal. Muitas vezes, esse sangue não está visível a olho nu, principalmente se a hemorragia ainda é muito discreta, sendo necessária a realização desse exame para evidenciar esse sangramento.

Para o atendimento no Laboratório-Escola da Unileão, é preciso agendamento, que pode ser feito por telefone, pelo número (88) 2101-1065, sendo necessário o encaminhamento médico e sujeito à disponibilidade de vagas.

Atuação dos enfermeiros: do diagnóstico ao tratamento

Na Enfermagem, segundo o prof. Tonny Macedo, o cuidado de pacientes com câncer ocorre em todas as etapas da doença: na prevenção, no rastreamento, na detecção precoce, nos diagnósticos, no tratamento, nas reabilitações e nos cuidados paliativos.

Dados

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável por 311 mil óbitos por ano.

Em relação ao câncer colorretal, o INCA estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 40.990 novos casos, sendo 20.520 em homens e 20.470 em mulheres. Conforme o Instituto, esse é o terceiro tipo mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres.