Aluno e professor do curso de Psicologia da Unileão publicam capítulo no livro “Psicologia (necro)política, democracia e violência de direitos”

O estudante Isaac Marlon participou do evento de lançamento da obra, que fez parte da programação em comemoração aos 60 anos da Psicologia no Brasil.

17/10/2022 16:44 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Isaac Marlon Vasconcelos do Nascimento, discente do curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), e o professor Francisco Francinete Leite Junior, publicaram recentemente um capítulo intitulado “Necropolítica e o sofrimento psíquico de casais homoafetivos: inquietações ético-políticas necessárias à psicologia”, no livro “Psicologia (necro)política, democracia e violência de direitos”.

Lançamento do livro

O estudante esteve presente no evento de lançamento da obra, que foi organizado pelos Conselhos Regionais de Psicologia, no dia 20 de agosto, e fez parte da programação em comemoração aos 60 anos da Psicologia no Brasil. Na ocasião, Isaac teve a oportunidade de debater sobre a temática abordada, ao lado de outro autor do livro, do Conselho Regional de Psicologia da 11ª Região, da Comissão de Direitos Humanos, e de figuras e organizações importantes para a área.

“Me senti muito honrado. Estar lá no meio de tanta gente bacana. Lá, pude contribuir com o que sempre venho debatendo e me deparar com mais aprendizados e inquietações. Nós, enquanto pesquisadores e acadêmicos da área de Psicologia, devemos estar sempre em desconstrução”, afirmou o aluno.

Sobre a publicação

Isaac contou com a orientação do professor Francisco Francinete Leite Junior na produção do capítulo. O aluno vem construindo uma base sólida no ramo da pesquisa em Psicologia, e conta com diversas produções e publicações que contribuem para o avanço das ciências e do debate na área.

O livro “Psicologia (necro)política, democracia e violência de direitos” é físico e foi distribuído gratuitamente para a classe profissional e para estudantes de Psicologia.

Jornada na Unileão

Isaac encontrou a Unileão por meio de suas pesquisas sobre boas instituições de ensino superior para cursar a graduação, e assistia aos documentários dos relatos dos professores e alunos sobre os 10 anos do curso de Psicologia. “Eu via professora Indira falando sobre Psicologia Escolar. Eu via a professora Flaviane falando da história do curso. Eu olhava diversos professores que me inspiravam e alunos que hoje são profissionais falando com muito afeto de suas trajetórias. Acredito que nessas falas eu me encontrei”, relatou.

O aluno fez parte da Liga Acadêmica de Saúde Integral para a Diversidade (LASID) durante um ano como membro, um ano como diretor de ensino e um ano como presidente. Ao todo, foram três anos de Liga. Também foi monitor das disciplinas de Ética Profissional e de Avaliação Psicológica II e organizou, junto de professores e coordenadores, diversos eventos, como o Psicologia Quilombola, Oficinas sobre Saúde Integral para a Diversidade e Simpósios. Atualmente, é monitor na disciplina de Psicologia Escolar e membro do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Violência e Educação Inclusiva (LIEVI).

“Para toda formação de um(a) bom(boa) Psicólogo(a), é sempre importante buscar a área para além dos muros da universidade, para além da sala de aula, participando ativamente das oportunidades que o mundo acadêmico possa oferecer”, disse Isaac.

Trajetória na pesquisa

O discente falou sobre sua aspiração pela docência e pela carreira de pesquisador, e afirmou que na produção de artigos encontrou uma parte de si, e dessa parte não quer abrir mão. “A pesquisa sempre me impulsionou muito e desde sempre. Sempre tive meu caderninho e minha caneta para escrever as inquietações que me mobilizavam. Eu sempre tive vontade de falar, de levar os debates da Psicologia que entendo que são os que me movimentam para mais pessoas. Defender minha área, defender esse fazer, essa ética, é algo que jamais imaginei fazer”, declarou.

A Unileão tem como um dos principais pilares o incentivo e apoio aos estudantes nas mais diversas áreas, de atividades extracurriculares, através da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX); de direcionamento e orientação aos alunos e egressos, por meio do Núcleo de Carreira e Profissão (NUCAP); e em tantos outros âmbitos que fortalecem e complementam a formação de cada um.

Inspirações dentro do curso

No curso de Psicologia, Isaac Marlon encontrou apoio e acolhimento. A Unileão se tornou uma segunda casa, e os professores, uma família, que incentivaram e incentivam o estudante a ir além dos muros institucionais. “Acredito que se não fosse um aprendizado e uma construção coletiva e afetuosa, talvez esse caminho seria muito mais difícil. Flaviane sempre foi a pessoa que emprestou seu corpo, seus afetos e sua sala para estarmos juntos comemorando as mais inúmeras vitórias”, comentou.

Isaac está no último semestre do curso de Psicologia e acredita que ainda tem muito a fazer. Ele relembrou o início da graduação e o vídeo de 10 anos do curso de Psicologia da Unileão, com vários relatos de professores, colegas e egressos. “Sonhava com o momento em que poderia estar no meio disso tudo. Chegar num debate como cheguei é também trazer esse curso, essas pessoas que fazem parte da minha trajetória”, concluiu.

Confira aqui mais conquistas do aluno!

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.