Unileão celebra culturas e vivências negras e reafirma compromisso contra o racismo neste 20 de novembro

Dando continuidade à campanha de celebração do legado de pessoas negras, a Unileão apresenta a história de personalidades importantes, como Viola Davis e Carolina Maria de Jesus.

18/11/2022 08:00 am - Atualizado em 17/11/2022 08:50 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data é uma oportunidade de celebrarmos a cultura e as jornadas inspiradoras de pessoas negras, cuja influência se faz presente por todo Brasil.

Dando continuidade à campanha de celebração do legado de pessoas negras no mês de novembro, a Unileão apresenta a história de personalidades importantes, como Viola Davis, atriz e produtora norte-americana vencedora do Oscar, do Emmy Awards, do Tony Awards e do Globo de Ouro; e Carolina Maria de Jesus, escritora, compositora e poetisa brasileira, mais conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada.

Viola Davis – uma das maiores atrizes da atualidade

Viola Davis nasceu em 11 de agosto de 1965, em St. Matthews, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Tendo vivido uma infância pobre, descobriu, ainda na escola, seu amor pelos palcos. Estudou na Rhode Island College, onde se formou em artes dramáticas, e frequentou por quatro anos a prestigiada Juilliard School. Ganhou destaque na Broadway e logo depois ingressou nas telonas com o filme The Substance of Fire (1996).

Hoje, Viola já estreou em diversas produções de sucesso, como o filme The Help (2011) e a série How To Get Away With Murder (2014). Seus papéis lhe renderam diversos prêmios, como o Oscar, o Emmy Awards, o Tony Awards e o Globo de Ouro, lhe consagrando como uma das maiores atrizes da atualidade.

Carolina Maria de Jesus – uma das escritoras mais importantes do Brasil

Carolina Maria de Jesus nasceu na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, no dia 14 de março de 1914. Criada em uma família pobre, teve apenas 2 anos de educação formal. Se mudou várias vezes de 1923 a 1929, quando voltou para Sacramento, onde foi presa com a mãe por saber ler, o que para as autoridades significava que ela lia para a feitiçaria.

Em 1937 se mudou para São Paulo e passou a trabalhar como empregada doméstica. Foi em 1948 que começou a morar na favela do Canindé, onde combateu a pobreza e sua difícil realidade com a escrita e os livros. Foi lá que escreveu sua obra mais famosa, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicada em 1960.

Madam C. J. Walker – primeira milionária self-made negra dos Estados Unidos

Sarah Breedlove nasceu em uma plantação de algodão em Louisiana, Estados Unidos, no dia 23 de dezembro de 1867. Após se casar com Charles Joseph Walker, um vendedor de anúncios de jornais, ficou conhecida como Madam C.J. Walker.

Sofrendo severos problemas no couro cabeludo, chegou a ficar careca por causa de alergias a produtos dos sabonetes. Conheceu então Annie Malone, empresária negra do ramo de produtos de cabelo e se tornou vendedora. Foi assim que começou a aprender mais sobre os cosméticos e a desenvolver sua própria linha.

Assim, começou seu próprio negócio, e em alguns anos se tornou a primeira milionária self-made negra dos Estados Unidos. Em 1917, no auge das atividades, teria treinado mais de 20 mil mulheres.

Mary Jackson – primeira mulher negra a se tornar engenheira da NASA

Mary Jackson nasceu em Hampton, nos Estudados Unidos, em 9 de abril de 1921. Em 1951, Mary passou a trabalhar na NASA como “computadora”, fazendo os cálculos de engenharia aeronáutica que hoje são realizados por computadores.

Em dois anos, mesmo com todos os impedimentos colocados às mulheres negras, Mary foi convidada para trabalhar com os engenheiros do túnel de vento de Langley – onde testavam fuselagens de futuros aviões e foguetes sob ventos de até duas vezes a velocidade do som.

Entretanto, para conseguir o cargo de engenheira, ela teve que fazer alguns cursos complementares à noite – capacitações que eram permitidas apenas a pessoas brancas. Para frequentar as aulas, ela teve que receber uma autorização especial. Em 1958 ela se tornaria a primeira mulher negra com um cargo de engenheira na Nasa.

Percy Julian – Inventor revolucionário, químico brilhante

Percy Lavon Julian nasceu em 11 de abril de 1899, em Montgomery, Alabama, Estados Unidos. Mais velho de 6 irmãos, sua mãe era professora e seu pai, que fora escravizado, funcionário dos correios. Aos 17 anos, foi aceito na Universidade DePauw em Greencastle, Indiana.

Enfrentando todos os preconceitos e tendo muito menos oportunidades que seus colegas, Julian logo se destacou e, em 1920, Percy Julian formou-se na DePauw em Química como o primeiro da turma e orador oficial.

Em 1935, publicou um trabalho sobre a síntese total da fisostigmina, um medicamento para o tratamento do glaucoma, a partir do feijão calabar. A publicação deste trabalho estabeleceu a reputação de Julian como um químico de renome mundial e, durante sua vida, Julian conseguiu patentear mais de 130 produtos químicos.

20 de novembro, Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é marcado por atividades culturais, debates e manifestações organizadas pelo movimento negro em diferentes regiões do país. A data foi instituída oficialmente pela Lei Federal Nº 12.519/2011. Embora tenha sido oficializada somente em 2011, a data já estava incluída no calendário escolar desde o ano de 2003.

Benedita da Silva foi a autora do projeto que definiu 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, em contraposição ao 13 de maio, em que se comemora a abolição da escravatura. A data não representava, de fato, a liberdade dos negros escravizados, já que a vida de miséria do povo preto seguiu após a abolição. Em virtude disso, institui-se o dia 20 de novembro em memória de Zumbi dos Palmares e da sua luta histórica pela liberdade e valorização do povo negro no Brasil.