(88)99216-3040

Transformar a morte em vida: Unileão debate importância da doação de órgãos e tecidos

Palestra intitulada “Setembro Verde: um SIM pela vida” faz alusão à campanha nacional de incentivo à doação de órgãos.

22/09/2023 16:42 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Na noite desta segunda-feira, 18 de setembro, o curso de Enfermagem da Unileão promoveu uma palestra para conscientizar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, com enfoque no processo de doação e no acolhimento aos familiares. O evento ocorreu no auditório do campus Saúde, mediado pela enfermeira e docente da Unileão, professora Bruna Bandeira.

Conduzida pelos enfermeiros Wagner Brito e Thais Queiroz Feitosa, representantes da Organização de Procura de Órgãos (OPO), instalado no Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Juazeiro do Norte, a palestra intitulada “Setembro Verde: um SIM pela Vida” faz alusão à campanha nacional de incentivo à doação de órgãos, que terá seu ponto alto no próximo dia 27.

Transformar a morte em vida

Em suas falas, os palestrantes destacaram a carência de doadores e a negativa familiar como principal dificuldade. “Mas doar órgãos é, simplesmente, se solidarizar com alguém”, defendeu Wagner Brito.

Para a enfermeira Thais Queiroz, “a doação de órgão é oferecer oportunidade de transformar a tragédia da perda de um familiar em um ato nobre de doação, gesto que pode atenuar a dor e servir como consolo”.

Quem pode ser um doador? 

De acordo com a enfermeira Thais, os órgãos que podem ser doados são: rins, pulmões, coração, válvulas cardíacas, fígado, pâncreas, intestino e córneas. Esses órgãos, no entanto, precisam ser compatíveis e a doação deles autorizada pela família. Além disso, existem critérios de priorização, ou seja, a agilidade na recepção dependerá do estado de saúde do paciente.

A palestrante também pontua que o rim pode ser doado em vida, mas apenas para um parente, a não menos que haja uma decisão judicial, não é possível doá-lo a alguém não-relacionado. “Tem toda uma avaliação social e psicológica para saber se eu posso doar para uma amiga minha, por exemplo, ou não”, explica.

Quanto a um doador vivo, acrescenta a enfermeira, é possível doar um rim ou parte de algum órgão, como é o caso do fígado. “A gente pode doar um lobo do fígado e a gente sabe que o fígado tem a capacidade de se regenerar em poucos meses. Ele vai crescer e atingir o tamanho normal do fígado, tanto para mim, que doei o lobo, quanto para a pessoa que recebeu. Ele vai atingir o peso normal de um órgão com o passar dos meses”, afirma.

Ainda de acordo com a profissional, são duas categorias de doador:

1)    Doador vivo (relacionado ou não-relacionado com a pessoa que vai receber o órgão);

2)    Doador falecido (com coração parado ou morte encefálica, de quem o órgão será retirado).

Já pessoas sem identificação, com sepse ativa e refratária (infecção), sorologia positiva, neoplasia avançada (câncer) e com órgão comprometidos não podem doar.

A enfermeira ressalta ainda que a doação só poderá ser realizada após autorização (do próprio paciente ou de um responsável legal). Daí a necessidade de informar à família sobre o desejo de ser um doador. Ela também destaca que não há qualquer despesa para a família e que o procedimento acontece inteiramente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a equipe responsável pelo procedimento garante a integridade do corpo do doador (no caso de pessoa falecida), ou seja, o devolve tal como ele era.

Confira alguns registros da palestra!

Para saber mais

Segundo informações do Hospital Regional do Cariri, até o início de agosto passado 10 órgãos e 17 tecidos foram captados para transplantes. Leia mais neste link. Por isso, o Setembro Verde levanta a bandeira da conscientização, principalmente para desconstruir os mitos que envolvem a doação de órgãos e, assim, diminuir a imensa fila de pessoas à espera de um transplante.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.


COMPARTILHE: