Egresso da Unileão é aprovado no Mestrado em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará

Daniel Viana concluiu a graduação com Bolsa Social; foi aprovado na Residência Multiprofissional e, agora, no programa de Mestrado. Ele diz que as oportunidades construídas no curso de Serviço Social da Unileão foram aproveitadas para os dois processos seletivos. Confira a entrevista!

03/01/2024 10:05 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A história inspiradora de hoje é do egresso do curso de Serviço Social, Daniel Viana, cuja jornada acadêmica é marcada por determinação, dedicação e um constante desejo de crescimento. Atualmente, ele está concluindo a Residência Multiprofissional em Pediatria pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e recentemente foi aprovado no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua jornada é uma prova de como a determinação, aliada ao apoio institucional, pode transformar sonhos em conquistas.

1. Como foi seu caminho percorrido até a aprovação na Residência e no Mestrado?

Comecei a Residência em 2022, sendo a minha primeira experiência profissional em um campo desafiador que é a Saúde no contexto hospitalar, além de ter me mudado para outra cidade e modificado toda uma rotina que já tinha, longe da família e tendo que dedicar 60 horas semanais entre atividades teóricas e práticas no hospital. Isso se torna ainda mais complexo pelo fato de ser um hospital pediátrico, ou seja, que presta atendimento para um público de crianças e adolescentes, com família em sua maioria dentro de um perfil de diversas vulnerabilidades.

Então, eu tive que lidar com o que esses usuários sentiam durante a internação, momentos difíceis que passavam, em alguns casos perdas e luto, e a preocupação e o sofrimento dos familiares foram desafiadores. Mas a Residência é uma porta que se abriu e que estou tirando todo o aprendizado possível; modificou-me como pessoa e profissional para realizar um trabalho humanizado e respeitando as competências e atribuições profissionais.

1. Como a pesquisa sobre violência sexual na infância durante a Residência influenciou sua decisão de ingressar no Mestrado, e como lidou com os desafios de conciliar esse processo com suas responsabilidades na Residência?

Na Residência, continuo engajado na pesquisa e produção de conhecimento, estudando dentro desses dois anos o processo de trabalho das assistentes sociais com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Essa temática, apesar de sensível e difícil, carece de muita atenção, para que possamos romper com essa violação de direitos à infância e adolescência. Diante disso, não poderia viver a Residência sem contar com a certeza de que ela iria se concluir, e o próximo passo precisaria ser dado, então busquei não esquecer isso durante esse trajeto.

Por conta desse pensamento, a partir do meu trabalho de conclusão de Residência com a temática da violência sexual contra crianças e adolescentes, vi que levar uma proposta de aprofundamento nessa linha de pesquisa para o Mestrado teria um bom impacto. Então, desde que tomei a decisão, ainda no primeiro ano de Residência, de ir para o Mestrado, escolhi o programa, busquei conhecer a forma de ingresso e, com o pouco tempo que me restava por conta da carga horária que a Residência exige, me engajei no processo seletivo até obter a aprovação.

Mas nada disso foi feito sozinho; sempre contei com os frutos da caminhada acadêmica ainda na Unileão, na qual eu me dediquei bastante, com apoio da minha família, de amigos, professores e profissionais de Serviço Social que admiro e me inspiram.

1. Como foi sua trajetória na Unileão, desde o início até a forma como ingressou no curso?

Iniciei a graduação em Serviço Social na Unileão através da aprovação no vestibular, pelo programa de Bolsa Social. Desde o primeiro semestre, já busquei conhecer bem as áreas de atuação do Serviço Social e tinha em mente que, tanto para a Residência como para o Mestrado, eu precisava me dedicar aos estudos, mas também a outras atividades. Por isso, busquei me engajar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão que a Unileão disponibilizava.

Fui monitor de disciplinas do curso, participei de grupos de pesquisa, fui extensionista, participei da iniciação científica e busquei estágio extracurricular, além de apresentar e publicar trabalhos científicos. Os professores sempre me incentivaram muito nos estudos, dando dicas que foram importantes nessa trajetória para eu me tornar um egresso de sucesso.

1. Como você considera que a Unileão contribuiu para a realização das suas conquistas?

Além da formação em si, a Unileão contribuiu ao disponibilizar um universo de atividades para além das disciplinas do curso, proporcionando a qualificação para o mercado de trabalho através de atividades como monitoria, iniciação científica, extensão e grupos de pesquisa, que foram fundamentais para alcançar os meus objetivos. Muito do que construí com as oportunidades das atividades na graduação foi aproveitado no processo seletivo da Residência Multiprofissional e do Mestrado.

1. Como você se sente com ambas as realizações? E como estão as expectativas para o Mestrado?

A Residência e o Mestrado sempre estiveram no itinerário do meu planejamento profissional. Estar concluindo a Residência me dá a sensação de dever cumprido e realização profissional. Tenho certeza de que tudo que aprendi e cada criança, adolescente e seus familiares atendidos nesses dois anos moldaram-me para a inserção no SUS em defesa de uma Saúde Pública de qualidade.

O Mestrado inicia em fevereiro de 2024, logo após o final da residência. Por escolher uma área que tenho muita afinidade e já estudo desde a graduação, digo que estou preparado para esse novo desafio e para me tornar um profissional cada vez mais qualificado.

Ação para atuar contra a desigualdade social.