Novidade: Fies Social garante financiamento de até 100% para estudantes baixa renda; confira regras

Além de ser permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais, 50% das vagas de cada edição do Fies serão reservadas para estudantes inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

08/03/2024 14:50 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Uma das grandes novidades do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o semestre 2024.1 é o Fies Social, que permite a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo  terem acesso ao financiamento de até 100% dos encargos educacionais de suas graduações, bem como a reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para esse público.

Como os estudantes poderão comprovar a baixa renda para ter acesso ao Fies Social?

Para terem acesso ao Fies Social, os estudantes precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. No ato da inscrição, que ocorrerá dos dias 12 a 15 de março de 2024, o candidato que se enquadrar nas condições descritas será identificado automaticamente pelo sistema do Fies.

No período de complementação da inscrição, o candidato pré-selecionado à vaga Fies Social poderá solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela Instituição de Ensino Superior.

Acesse o sistema do Fies !

Confira o cronograma completo do Fies 2024.1:

12 a 15 de março de 2024 – Período de inscrição;

21 de março de 2024 – Resultado dos pré-selecionados em chamada única;

22 a 26 de março de 2024 – Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única;

28 de março a 30 de abril de 2024 – Período para convocação dos pré-selecionados em lista de espera.

Outros pré-requisitos para contratar o Fies

Para concorrer a uma vaga do Fies é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e alcançado uma média igual ou superior a 450 pontos nas provas. Os interessados também precisam ter alcançado uma nota superior a zero na redação do Exame e não terem participado dele na condição de “treineiro”.

Para obter o financiamento é preciso, ainda, escolher um curso superior com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).