Grupo de pesquisa “Estudo de produtos naturais com potenciais biotecnológicos”, da Unileão, publica capítulo em periódico internacional

A pesquisa contou com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

15/03/2024 08:00 am - Atualizado em 13/03/2024 14:18 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Estudantes dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da Unileão tiveram um trabalho reconhecido internacionalmente. Annalyvia Pastor Sousa (Biomedicina), Emanuel Wendel Queiroz Silva (Enfermagem) e o então estudante José Diógenes Silva Oliveira, publicaram o capítulo “Pepper pseudocaryophyllus (Myrtaceae): An integrative review” no livro “Exploring the Field of Agricultural and Biological Sciences“, publicado pela Seven Editora (Pimenta pseudocaryophyllus (Myrtaceae): Uma revisão integrativa, no livro Explorando o Campo das Ciências Agrícolas e Biológicas, em tradução livre).

O capítulo faz parte do projeto de Iniciação Científica “Avaliação do potencial biológico e atividade citotóxica do óleo essencial de Pepper pseudocaryophyllus Gomes (Myrtaceae)”, que integra o grupo de pesquisa “Estudo de produtos naturais com potenciais biotecnológicos”, liderado pelo professor Dr. Aracelio Viana Colares, com colaboração e orientação do professor Me. Walber Castro. A pesquisa contou com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A Pimenta pseudocaryophyllus (conhecida como craveiro-do-mato), é a única representante brasileira do gênero Myrtaceae. A planta é uma árvore aromática utilizada popularmente na Região Sul do Brasil para medicamentos, condimentos e aromatização de bebidas, devido ao seu sabor semelhante ao cravo-da-índia. Apesar de ser amplamente utilizada na medicina tradicional para tratar várias doenças e em outras práticas tradicionais, como carpintaria, ainda não há estudos suficientes sobre seu potencial em atividades biológicas. Dessa maneira, o estudo desenvolvido teve como objetivo ressaltar a importância de ampliar as pesquisas sobre as atividades químicas e biológicas desta espécie.

“Apesar de ser um trabalho árduo e custoso, o sentimento que fica é de gratidão”

De acordo com a discente Annalyvia Sousa, o trabalho consistiu na escrita de um capítulo a partir de trabalhos já feitos sobre a Pimenta pseudocaryophyllus (Myrtaceae) que estava sendo analisada por ela e seu grupo em laboratório; a estudante acrescenta que a ideia para o estudo foi fruto de discussões com os professores orientadores. “Foram levantadas problemáticas acerca do assunto e notado que havia escassez de informações sobre o que estava sendo pesquisado. Dessa forma, verificamos a necessidade de mais estudos sobre o tema e embarcamos na pesquisa”, explica.

Nesse ínterim, a estudante destaca que todos os estudantes deveriam se inserir na pesquisa durante a graduação. “Além do conhecimento adquirido durante os testes e escrita, o estudante estará levando informações para as pessoas, a partir de publicações, e colaborando com outros estudos futuros do mesmo meio que podem ser relevantes. Apesar de ser um trabalho árduo e custoso, o sentimento que fica é de gratidão. Saber que uma pesquisa feita com tanta dedicação foi reconhecida em uma publicação internacional é uma emoção imensurável”, destaca Annalyvia.

“A Unileão foi uma base de extrema importância para todo o trabalho”

Sobre o auxílio que a Unileão forneceu nesse processo, a estudante destaca: “A Unileão foi uma base de extrema importância para todo o trabalho, disponibilizando materiais de qualidade, orientadores dedicados e pacientes para o auxílio de todo o processo. Com certeza sem este apoio o procedimento seria mais dificultoso e lento”, conclui Annalyvia.

Para o docente Aracélio Viana Colares, líder do grupo de pesquisa que produziu o estudo, desenvolver pesquisa científica é investigar questões e proporcionar novas descobertas que possam ser úteis para a sociedade. “Além disso, a participação dos alunos possibilita a melhoria do seu desempenho durante a graduação e os preparam melhor para o mundo do trabalho. Esses são alguns dos objetivos incorporados pelo nosso grupo de pesquisa, fornecer ferramentas para o desenvolvimento de habilidades, principalmente dos discentes, por meio de colaborações entre pesquisadores e instituições parceiras”, considera o professor.

Ciência, saúde e diagnóstico em função da qualidade de vida.