Instituição já formou quase 15 mil profissionais que se destacam no mercado de trabalho e transformam a realidade dos locais por onde passam.
Há 20 anos, quando o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) iniciou seu funcionamento no Cariri cearense, na época Faculdade Leão Sampaio, a Instituição definiu, entre seus objetivos, promover uma educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região.
Hoje, após duas décadas crescendo com o Cariri, a Unileão tem orgulho de ter formado quase 15 mil profissionais que se destacam no mercado de trabalho e transformam a realidade dos locais por onde passam, feito alcançado por meio de um ensino de excelência que é reconhecido com as maiores notas nos indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC): IGC, CPC e Enade.
Quando abriu suas portas, em 2001, a Faculdade Leão Sampaio ofertava apenas o curso de Administração. Atualmente, a Unileão capacita estudantes do interior do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba em 15 graduações de qualidade comprovadas pelo MEC e com índices elevados de empregabilidade.
Em 2001, a então Faculdade Leão Sampaio inaugurava seu primeiro campus, na cidade de Juazeiro do Norte (CE). O campus Crajubar, hoje núcleo administrativo e dos cursos de pós-graduação da Unileão, abrigava o primeiro curso ofertado pelo futuro Centro Universitário: o de Administração. Dois anos mais tarde, o curso de Ciências Contábeis é lançado e amplia as possibilidades para os estudantes do Cariri.
Mas foi em 2005 que a Instituição proporcionou os primeiros impactos mais significativos na região, com a colação de grau da primeira turma de administradores da Faculdade Leão Sampaio. A partir desse momento, os primeiros profissionais formados pela Instituição começaram a atuar no mercado de trabalho e a empreender, contribuindo para o desenvolvimento no interior do Ceará.
Também foi nesse ano que a Instituição inaugurou o campus Saúde, com a proposta de oferecer para a região graduações na área de conhecimento que dá nome ao campus. Os primeiros cursos dessa unidade foram Educação Física (Licenciatura) e Fisioterapia, que foram acompanhados, um ano depois, por Enfermagem e Biomedicina, além do lançamento da graduação em Serviço Social.
Em 2007, outra graduação passa a ser ofertada, a de Psicologia e, dois anos depois, um novo grande passo é dado: a inauguração do campus Lagoa Seca, estrutura pensada e planejada para o futuro, e o lançamento dos cursos Gestão de Recursos Humanos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A partir da inauguração do campus Lagoa Seca, as primeiras ações relacionadas à sustentabilidade, como coleta seletiva de resíduos e tratamento de água, foram adotadas pela Unileão, que sentiu a necessidade de ampliar as contrapartidas sociais destinadas à sociedade caririense por acreditar que a integração da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da oferta de serviços à população é uma prática necessária para a formação de profissionais de excelência, além de contribuir com o bem-estar social na região.
Diante dessa necessidade de ampliação da contrapartida social, a Unileão inaugurou, em 2012, a Clínica-Escola da Instituição. No período entre a inauguração do campus Lagoa Seca e da Clínica-Escola, houve a abertura dos cursos de Odontologia (2010), Gestão Comercial (2011) e Direito (2012).
A Clínica-Escola passou a promover, então, o aprendizado prático para os alunos dos cursos de Saúde e a oferecer diversos serviços gratuitos ou com valores subsidiados e acessíveis para a população do Cariri.
Conheça os serviços ofertados na Clínica-Escola da Unileão!
O equipamento concentra, nos dias de hoje, o Laboratório-Escola de Análises Clínicas do curso de Biomedicina, as clínicas-escola de Odontologia e Fisioterapia, assim como o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e o Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS).
No ano de 2016, um novo marco para a Instituição e para o Cariri: a Faculdade Leão Sampaio se torna o primeiro e maior centro universitário do interior cearense. Na condição de Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, a Instituição passa a ter autonomia universitária e reforça seu compromisso com a educação de qualidade capaz de contribuir para o desenvolvimento do país. No mesmo ano, a Unileão lança o curso de Educação Física (Bacharelado), seguido pelo lançamento mais recente de graduação, Medicina Veterinária, em 2017.
Foi também em 2016 que teve início a construção do parque de energia solar no campus Lagoa Seca. A partir desse ano, a Unileão iniciou a produção de energia limpa e renovável, ampliando o projeto de desenvolvimento sustentável. A primeira etapa do projeto instalou 816 painéis solares, que representam 220 kW de potência energética.
Para proporcionar mais experiência prática aos alunos dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia, bem como ampliar a oferta de serviços gratuitos e de qualidade para a população caririense, que a Unileão inaugurou, no mesmo ano, seu Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Na estrutura, que fica no campus Lagoa Seca, são oferecidos atendimentos jurídicos e psicossociais.
Ao lado do NPJ, outro importante espaço foi inaugurado em 2016: a 2ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Juazeiro do Norte. O Juizado surgiu para atender com celeridade às causas judiciais de menor complexidade, posteriormente sediando a Vara da Infância e Juventude da cidade, sendo mais um campo de estágio para os estudantes de Direito, Psicologia e Serviço Social.
Em 2019, a Unileão inaugura a Estação de Negócios, equipamento de atuação prática dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos. Localizada no campus Lagoa Seca, a Estação contribui para a formação de profissionais atualizados com as demandas e competências exigidas pelo mercado atual e do futuro, assim como oferece apoio com consultorias diversas voltadas para o desenvolvimento das empresas locais.
Também em 2019 foi inaugurado o Complexo Esportivo da Unileão, situado no campus Lagoa Seca. O espaço moderno e destinado a práticas esportivas e ao aprendizado dos alunos dos cursos de Educação Física busca proporcionar saúde e bem-estar para a população. O Complexo conta com uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society, pista de cooper e a Academia-Escola, estrutura premiada.
Permanecendo com os investimentos em sustentabilidade, a Unileão alcançou, também em 2019, a autossuficiência energética do campus Lagoa Seca. Além do sistema fixo de placas solares, a Instituição implantou um modelo de placas que se movimenta de acordo com a direção do sol e consegue gerar mais energia a partir da luz solar.
Além da produção de energia limpa, as ações de sustentabilidade da Unileão incluem, atualmente, a coleta e a correta destinação de resíduos sólidos, a reutilização de 100% da água com a Estação de Tratamento de Água do campus Lagoa Seca e as atividades ligadas aos cursos de graduação e à promoção da qualidade de vida no trabalho para os colaboradores da Instituição. A Unileão é hoje a Instituição de Ensino do interior cearense que mais investe em sustentabilidade.
Com a pandemia do novo coronavírus em 2020 e as consequentes regras de isolamento estabelecidas pelas autoridades em todos os locais do mundo, as pessoas tiveram que se adaptar a novas rotinas e a outras formas de se relacionar em sociedade. A Unileão, no entanto, conseguiu migrar rapidamente seus serviços educacionais e administrativos para as plataformas digitais devido ao contínuo investimento em tecnologia, evitando maiores prejuízos para a comunidade acadêmica.
No ano em que o mundo parou, a Instituição inaugurou o Hospital Veterinário e a Fazendo-Escola do curso de Medicina Veterinária, equipamentos pioneiros na região do Cariri e que foram construídos para o reforço na aprendizagem dos alunos da graduação e para a oferta de serviços de qualidade com valores subsidiados pela Instituição.
O Hospital Veterinário da Unileão conta com salas de aula, salas de atendimento clínico, além de laboratórios de Patologia Clínica, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. Já a Fazenda-Escola é utilizada para aulas práticas, criação e produção animal, contando ainda com a prestação de serviços de reprodução animal e consultoria na área de produção animal.
Nesses espaços, os estudantes desenvolvem habilidades clínicas, têm a vivência da realidade da profissão no dia a dia e são capacitados para o trabalho com inseminação artificial, melhoramento genético e de raça, produção de alimentos, indústria farmacêutica, entre outras áreas.
Além dos serviços prestados nos equipamentos de prática sediados nos campi da Unileão, os estudantes da Instituição levam o conhecimento e a preparação técnica para perto da comunidade caririense pela ação de projetos de extensão e estágios. Um bom exemplo disso pode ser visto pela atuação dos alunos do curso de Enfermagem da Instituição, que contribuem nos cuidados com a saúde da população nos serviços do SUS, como nos atendimentos em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nos hospitais da região.
Com orgulho de ser genuinamente caririense, a Unileão buscou caminhar lado a lado com a região e contribuir com o crescimento econômico, social e cultural do Cariri. Para isso, sempre se propôs a formar profissionais com capacidade de influenciar a realidade e as pessoas que os cercam.
A Instituição não poderia estar mais orgulhosa nesse sentido: hoje são quase 15 mil profissionais formados, que além de estarem inseridos no mercado de trabalho, também se destacam em concursos públicos em todo o país e em carreiras acadêmicas que colaboram para uma sociedade melhor por meio da pesquisa e da Ciência.
O compromisso da Unileão de levar a melhor formação para os estudantes de graduação se estende para a capacitação de profissionais já formados. Por isso, a Instituição vem investindo também no ensino de Pós-Graduação de qualidade, levando aperfeiçoamento técnico e experiências valiosas para alavancar a carreira de quem já está trabalhando ou buscando uma colocação no mercado de trabalho.
A Unileão oferta pós-graduações nas seguintes áreas:
Para além das especializações, a Instituição oferece, ainda, o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, o Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos, ofertado em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios, realizado em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), e o Doutorado em Educação, também oferecido em parceria com a UNISINOS.
A Unileão chega ao presente momento com muitas conquistas alcançadas ao lado do Cariri e isso só incentiva a Instituição a seguir em frente investindo na melhor experiência em educação para a comunidade acadêmica, por meio de uma estrutura única que possibilita o aprendizado prático nas mais variadas áreas de conhecimento, sem deixar de lado os atendimentos para a população caririense e o incentivo ao comércio, ao turismo e ao desenvolvimento da região. Esses 20 anos de história são apenas uma pequena prévia do que ainda está por vir no futuro: mais crescimento e sucesso para o interior do Ceará.