Unileão se destaca em contribuições e estímulo à pesquisa científica

No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, saiba como a Unileão fomenta o desenvolvimento de sua comunidade acadêmica por meio dos estudos e da investigação.

08/07/2024 09:00 am - Atualizado em 05/07/2024 08:38 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Em 8 de julho, comemora-se o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, uma ocasião dedicada a reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais engajados na investigação científica no Brasil. No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), a pesquisa representa um pilar essencial que impulsiona a inovação e o progresso em diversas áreas do conhecimento. Isso se realiza por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), que apoia os pesquisadores da Instituição e fomenta novos estudos por meio da gestão dos programas de Grupos de Pesquisa e Projetos de Iniciação Científica.

“Tais atividades são desenvolvidas em espaços adequados para este fim, como laboratórios, salas de aula e reunião, herbário, Hospital Veterinário e Clínica-Escola”, explica Thiago Mendonça, da COPEX. Além disso, a Unileão possui um programa de incentivo financeiro próprio, que garante a participação de professores e estudantes em eventos nacionais e internacionais, bem como a publicação de livros e artigos em periódicos científicos de grande fator de impacto.

Ademais, a COPEX desenvolveu uma revista (ou periódico) que visa contribuir para a ampliação e a consolidação das Ciências no Brasil, por meio da veiculação de resultados de estudos inéditos. “Através da Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, a comunidade acadêmica da Unileão tem a oportunidade de realizar publicações científicas de maneira gratuita em uma revista com fator de impacto Qualis A3 e fluxo contínuo de submissão”, explica Mendonça.

Oportunidades ofertadas aos estudantes

A Unileão oferece diversas oportunidades para os estudantes que desejam ingressar no mundo da pesquisa, incluindo programas de iniciação científica, parcerias com empresas, instituições de ensino e organizações governamentais.

“A instituição possui diversos grupos de pesquisa nas mais variadas áreas do conhecimento. Dentro desses grupos, há o programa de iniciação científica, que incentiva os estudantes a se envolverem em projetos de pesquisa desde os primeiros anos da graduação. A Unileão mantém parcerias com empresas, outras instituições de ensino e organizações governamentais para desenvolver pesquisas aplicadas. Dessa maneira, essas colaborações permitem a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de novos produtos e serviços”, ressalta Thiago Mendonça, da COPEX.

A Unileão também organiza e participa de eventos científicos, como congressos, simpósios e seminários, que promovem a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, estudantes e profissionais. “Inegavelmente, a Unileão investe em laboratórios modernos e equipados, proporcionando um ambiente ideal para a realização de pesquisas de alta qualidade”, afirma.

Produção científica da Unileão em 2024

A produção acadêmica dos pesquisadores da Unileão é frequentemente publicada em revistas científicas importantes, contribuindo para a disseminação do conhecimento e a valorização no cenário científico.

Confira alguns exemplos da pesquisa científica produzida pela Unileão no primeiro semestre de 2024:

Docente da Unileão tem artigo publicado em periódico internacional de alta relevância

Estudantes de Educação Física da Unileão publicam capítulo em livro sobre Ciências da Saúde

Estudantes de Enfermagem da Unileão publicam dois capítulos no livro “Cuidado Seguro”

Pesquisa do curso de Enfermagem da Unileão destaca avanços no tratamento de feridas em pé diabético

Unileão se destaca com trabalhos aprovados em encontro inédito de estudos afro-latino-americanos de Harvard, que será realizado na USP

Docente do curso de Direito da Unileão tem artigo publicado em periódico de excelência internacional

Grupo de Estudos Pesquisa Avançada em Enfermagem da Unileão publica artigo em revista científica da UERJ

Professor da Unileão realiza estágio em pesquisa no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro

Professor Francysco Pablo, do curso de Direito, publica artigo em umas das revistas mais bem qualificadas do país

Professores, discentes e egressos do curso de Enfermagem da Unileão publicam artigos em revista espanhola

Grupo de pesquisa “Estudo de produtos naturais com potenciais biotecnológicos”, da Unileão, publica capítulo em periódico internacional