No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, saiba como a Unileão fomenta o desenvolvimento de sua comunidade acadêmica por meio dos estudos e da investigação.
Em 8 de julho, comemora-se o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, uma ocasião dedicada a reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais engajados na investigação científica no Brasil. No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), a pesquisa representa um pilar essencial que impulsiona a inovação e o progresso em diversas áreas do conhecimento. Isso se realiza por meio da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX), que apoia os pesquisadores da Instituição e fomenta novos estudos por meio da gestão dos programas de Grupos de Pesquisa e Projetos de Iniciação Científica.
“Tais atividades são desenvolvidas em espaços adequados para este fim, como laboratórios, salas de aula e reunião, herbário, Hospital Veterinário e Clínica-Escola”, explica Thiago Mendonça, da COPEX. Além disso, a Unileão possui um programa de incentivo financeiro próprio, que garante a participação de professores e estudantes em eventos nacionais e internacionais, bem como a publicação de livros e artigos em periódicos científicos de grande fator de impacto.
Ademais, a COPEX desenvolveu uma revista (ou periódico) que visa contribuir para a ampliação e a consolidação das Ciências no Brasil, por meio da veiculação de resultados de estudos inéditos. “Através da Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, a comunidade acadêmica da Unileão tem a oportunidade de realizar publicações científicas de maneira gratuita em uma revista com fator de impacto Qualis A3 e fluxo contínuo de submissão”, explica Mendonça.
A Unileão oferece diversas oportunidades para os estudantes que desejam ingressar no mundo da pesquisa, incluindo programas de iniciação científica, parcerias com empresas, instituições de ensino e organizações governamentais.
“A instituição possui diversos grupos de pesquisa nas mais variadas áreas do conhecimento. Dentro desses grupos, há o programa de iniciação científica, que incentiva os estudantes a se envolverem em projetos de pesquisa desde os primeiros anos da graduação. A Unileão mantém parcerias com empresas, outras instituições de ensino e organizações governamentais para desenvolver pesquisas aplicadas. Dessa maneira, essas colaborações permitem a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de novos produtos e serviços”, ressalta Thiago Mendonça, da COPEX.
A Unileão também organiza e participa de eventos científicos, como congressos, simpósios e seminários, que promovem a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, estudantes e profissionais. “Inegavelmente, a Unileão investe em laboratórios modernos e equipados, proporcionando um ambiente ideal para a realização de pesquisas de alta qualidade”, afirma.
A produção acadêmica dos pesquisadores da Unileão é frequentemente publicada em revistas científicas importantes, contribuindo para a disseminação do conhecimento e a valorização no cenário científico.
Docente da Unileão tem artigo publicado em periódico internacional de alta relevância
Estudantes de Educação Física da Unileão publicam capítulo em livro sobre Ciências da Saúde
Estudantes de Enfermagem da Unileão publicam dois capítulos no livro “Cuidado Seguro”
Pesquisa do curso de Enfermagem da Unileão destaca avanços no tratamento de feridas em pé diabético
Docente do curso de Direito da Unileão tem artigo publicado em periódico de excelência internacional
Professor da Unileão realiza estágio em pesquisa no laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro